TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Engenharia do Aço

Por:   •  20/2/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.519 Palavras (7 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 7

1- Devido à elevada prevalência e incidência, as doenças periodontais vêm sendo consideradas de enorme problema na Saúde Pública. Os danos teciduais decorrentes das doenças periodontais, causam evidente repercussão negativa na qualidade de vida de indivíduos. Aspectos funcionais do sistema estomagnático, como mastigação, deglutição e fala podem ficar comprometidos assim como a estética do sorriso e, frequentemente, a autoestima. Dessa forma, estudos sobre prevalênciada doença periodontal são de grande importância para que os profissionais, leigos e governantes possam identificar a prevalência e a severidade da doença e ainda, traçar estratégias de saúde individuais e counitárias de prevenção, tratamento e controle da doença periodontal.

2- .

3- .

4- .

5-

6- A) O sulco gengival é a fenda ou espaço em torno do dente, limitado de um lado pela superfície dentária e do outro pelo epitélio que reveste a margem livre da gengiva. O sulco gengival tem o formato em "V" e permite a entrada de uma sonda periodontal com resistência.

b) fluído crevicular é o exsudato dos líquidos teciduais/plasma que atinge o sulco gengival. É composto de uma gama de biomarcadores celulares e moleculares.

c) PROFUNDIDADE DE SONDAGEM

- distância da margem gengival até a base da bolsa ou até o fundo de sulco.

- verifica se o paciente possui gengivite;

- a medida de 3mm é considerada normal;

- PS>3mm + sangramento+ perda de inserção= periodontite

-utiliza a sonda milimetrada paralela ao longo eixo do dente nas faces livres e inclinada nas superfícies proximais.

d) Uma bolsa periodontal é a profundização patológica do sulco gengival, ou seja, uma fissura patológica entre a parte interna da gengiva e a superfície do dente, limitada coronalmente pela margem gengival livre e apicalmente pelo epitélio da união. Se se acumulam bactérias nela, produz-se uma doença periodontal.

e) Os microrganismos responsáveis por esses eventos estão presentes na placa bacteriana dental. A doença periodontal pode comprometer tanto os tecidos de suporte (gengiva) como os de sustentação (cemento, ligamento periodontal e osso) dos dentes. Este processo caracteriza-se pela perda de inserção do ligamento periodontal e com a consequente destruição dos tecidos ósseos adjacentes.

f) É a migração da gengiva com exposição radicular.

g) É o afastamento da gengiva.

h) A gengiva inserida é a continua com a gengiva marginal. Ela é firme, resistente, resiliente, e firmemente ligada ao periósteo do osso alveolar subjacente. A porção vestibular da gengiva inserida se estende à mucosa alveolar móvel e relativamente frouxa e é demarcada pela junção mucogengival.

i) É a junção da gengiva marginal (gengiva livre ou não-inserida, é a margem ou bordo da gengiva que circunda os dentes em forma de colarinho), com a gengiva inserida.

j) A gengiva livre é separada da mucosa oral (alveolar) por uma linha - linha mucogengival. a mucosa oral tem cor vermelho escura, é mais fina e podem ser vistos pequenos capilares.

k) O epitélio gengival juncional ou epitélio juncional é a parte da inserção entre dente e a gengiva e assim desempenha um papel extremamente importante na saúde ou doença periodontal.

l)

m) O epitélio juncional estabelece um mecanismo de adesão à superfície do esmalte e a outras superfícies dentárias ou de materiais restauradores. Esse mecanismo é

denominado de aderência epitelial, realizada por intermédio de proteínas que promovem a ligação da superfície do esmalte à lâmina basal do epitélio.

sulco gengival (SG)

n) Os tecidos da gengiva, sulco gengival, epitélio juncional, inserção conjuntiva. É definido como os tecidos que suportam o elemento dentário, basicamente o ligamento periodontal, o cemento radicular e o osso alveolar

o)

12- a) Este é o primeiro passo na seqüência cronológica dos procedimentos que constituem o tratamento periodontal.

Como resultado, deve-se conseguir a interrupção do progresso da doença e a preservação da dentição em um estado de saúde, conforto e função, com estética apropriada.

Uma sessão de reavaliação deve acontecer aproximadamente 4 semanas após o término dos procedimentos de raspagem e alisamento (final da Fase I).

B)

• Instrução limitada do controle de placa

• Remoção de cálculo supragengival

• Selamento de cavidades abertas*

• Ajuste de restaurações defeituosas

• Tratamento das áreas de impactação alimentar

• Instrução abrangente do controle de placa

• Explicação sobre as prováveis seqüelas do tratamento periodontal (recessão gengival e hipersensibilidade radicular “transitória”).

• Tratamento radicular subgengival

• Tratamento do trauma oclusal

• Esplintagem provisória

• Pequenos movimentos ortodônticos

• Extração de dentes condenados*

• Reavaliação

c) Durante a fase de procedimentos básicos, o que se espera é que o paciente mantenha uma boa higienização bucal, a higienização bucal por meio de escovação e uso do fio dental, de maneira mais eficaz possível.

13- a) Gengivectomia é a técnica que visa a eliminação da bolsa periodontal, por meio da eérese de parte do tecido gengival, ou seja, a excisão da parede mole desta bolsa. Para execução são necessárias: gengiva fibrosa e faixa adequada de gengiva inserida.

b) Indicações:

Eliminação de bolsas supra-óseas

Eliminação de hierplasias gengivais

Fibromatoses:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (48.5 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com