TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA BOA ARQUITETURA PARA OS PROBLEMAS DA SUSTENTABILIDADE

Por:   •  23/5/2020  •  Resenha  •  923 Palavras (4 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 4

UNIP - ARQUITETURA E URBANISMO

NOME ALUNA: HORTENCIA DA SILVA FERREIRA – RA: T898811

TURMA: AU7P40 - RESUMO SUSTENTABILIDADE

A importância da boa arquitetura para os problemas da sustentabilidade.

Na arquitetura a sustentabilidade tem um papel importante não só estético, mas também econômicos, saúde e bem-estar para as pessoas.
Portanto, a  sustentabilidade é uma forma que os humanos encontraram de se desenvolverem sem agredir e comprometer o ambiente, mantendo um lugar saudável para as gerações futuras.
Para haver menos impactos ambientais nos projetos é preciso que todas as equipes do projeto estejam alinhadas em todas as fases de desenvolvimento e execução.
O projeto sustentável mostra-se a melhor opção para economia a longo prazo, com menos manutenções e contas mais baratas. Ao falar em sustentabilidade, é preciso pensar no futuro.
Muitos afirmam que o projeto sustentável custa mais caro, porém com um planejamento bem elaborado se converte em redução de tempo e material, ou seja, em um menor custo final.
Projetos sustentáveis pensam na economia de água, energia, preservação de recursos naturais e no bem-estar dos moradores diariamente.
Isso significa que são projetos criados de maneira inteligente, com entradas de ar e janelas de vidro estrategicamente localizadas, reutilização de água, redução e/ou produção de energia solar, entre alternativas.
Nos projetos tradicionais, devido à falta de planejamento e de preocupação com a sustentabilidade, pode haver alguns problemas futuros, o que acaba encarecendo-os de alguma forma. Os mais comuns são o alto custo com água e energia, e falta de ventilação apropriada.
A execução de projeto arquitetônico sustentáveis tem suas complexidades, pois tem que aderir leis como, reaproveitamento dos materiais descartados, resultando em menos impacto ambiental e em economia, devido porque desperdícios são evitados. E entre outras coisas a serem considerados.

O arquiteto precisa estar atento as todos os detalhes, para obter um resultado de sucesso, tanto nos ambientes internos e externos. Como por exemplo, um espelho d’agua ou um jardim deixa o ambiente mais fresco em épocas quentes, e fazer com que o edifício tenha o máximo de luz natural possível.

Conservação de recursos a partir da eficiência energética.

Atualmente o terno eficiência energética, tem ganhado bastante importância para o Brasil e o mundo, em uma época de grande preocupação com a necessidade de recursos naturais, líderes governamentais e empresários estão buscando soluções de sustentabilidade para produzir energia, reduzir os seus custos e oferecer um serviço de qualidade para a população. 

E essas atitudes podem ser adquiridas tanto nas residências quanto nas empresas ou indústrias, principalmente, entre os gestores que desejam conquistar um diferencial competitivo no mercado e, de quebra, colaborar para a diminuição do impacto ambiental no planeta.

A população em geral tem a culpa por gerar grande gastos de energia, qualquer atividade simples já é capaz de consumir uma ou mais opção de energia. Exemplo como a da gasolina, do gás natural, do óleo diesel e, principalmente, da eletricidade, como lâmpadas e mais complexos, como os automóveis, eletrodomésticos ou maquinas industriais.

As utilizações das lâmpadas de LED, fez com que economizasse cerca de 90% para a eficiência energética, pois ela dura 50 vezes mais e o calor emitido para o ambiente é bem menor, em comparação aos modelos tradicionais.

Portanto, precisamos repensar as cidades de como estimular a eficiência energética nas cidades, alguns aspectos a considerar são:

A mobilidade e transporte, tornar as cidades acessível para todos e priorizar o ciclista e transporte coletivo.

Clima urbano e qualidade do ar, melhorar a qualidade do ar, expandir o transporte público, restringir o uso do transporte individual motorizado, regulamentar a produção e o uso de veículos e vários outros fatores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (57.8 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com