TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arquitetura e a Sustentabilidade

Resenha: A Arquitetura e a Sustentabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2013  •  Resenha  •  424 Palavras (2 Páginas)  •  445 Visualizações

Página 1 de 2

A Arquitetura e a Sustentabilidade

Como todos nós já sabemos a degradação do meio ambiente através da inconsciência dos seres humanos vem gerando grandes estudos para aproveitarmos mais o que a natureza tem a nos oferecer sem precisar agredi-la.

A arquitetura entra nesse campo com a proposta de aproveitar de todas as maneiras possíveis tudo de bom e do melhor que a natureza possa nos oferecer, criando espaços onde podemos aproveitar e reaproveitar diversas coisas sem atingir o meio ambiente.

A casa ecológica, por exemplo, além de beneficiar o meio ambiente, garante o bem estar de seu usuário (faz bem a saúde, para o bolso e para a natureza). O projeto sustentável, por ser interdisciplinar e ter premissas mais abrangentes, garante maior cuidado com as soluções propostas, tanto do ponto de vista ambiental quando dos aspectos sociais, culturais e econômicos.

A prática de arquitetura sustentável em empreendimentos imobiliários pode ser ainda mais vantajosa, uma oportunidade que não pode ser desperdiçada. Esse nicho de mercado é hoje um diferencial, mas no futuro se transformará em requisito, pois está dentro da necessidade urgente de melhores indicativos de qualidade de vida.

Principais benefícios:

- satisfação de fazer a coisa certa;

- novas oportunidades de negócios;

- mais produtividade e saúde ao usuário;

- redução de riscos;

- valorização do produto, imagem e diferenciação;

- redução de custos de investimento e de operação.

As soluções ambientalmente sustentáveis nas construções não acarretam em um aumento relevante de preço, principalmente quando adotada durante as fases de concepção do projeto. Em alguns casos, podem até reduzir custos. Ainda que o preço de implementação de alguns sistemas ambientalmente sustentáveis em um edifício verde gere um custo de cerca de 5% maior que de um edifício convencional, sua utilização pode representar uma economia de 30% de recursos, durante o uso e ocupação do imóvel.

Um sistema de aquecimento solar, por exemplo, se instalado em boas condições de orientação das placas, pode ser pago, pela economia que gera, em apenas um ano de uso. Edifícios que empregam sistema de reuso de água (após tratamento, a água dos chuveiros e lavabos volta para abastecer sanitários e as torneiras das áreas comuns) podem ter uma economia de água da ordem de 35%. Por princípio, a viabilidade econômica é uma das três condições para a sustentabilidade.

Exemplo de Casa Sustentável:

Há alguns anos, para se conseguir uma casa ecologicamente correta eram necessários investimentos altos, o que acabava tornando a tarefa de diminuir agressões ao meio ambiente difícil para muitas pessoas. Hoje, ter uma casa sustentável já está bem mais barato e ainda pode ajudar na economia das contas, principalmente água e eletricidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com