TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA HARMONIZAÇÃO DAS CORES EM AMBIENTES DE REDUZIDA METRAGEM-QUADRADA

Por:   •  9/5/2018  •  Artigo  •  1.298 Palavras (6 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 6

RESUMO

Nesse artigo, iremos trazer as formas adequadas de utilização de cores, mostrando também, reações psicológicas relacionadas ao humor e na percepção dos ambientes. Dessa forma, iremos mexer com contrastes, dando sensação de movimento ao local. Sendo um aspecto importante a ser levado em consideração pelo sentimento, que poderá ser demostrado com os tons que forem utilizar. Com isso, daremos sensação de amplitude ao ambiente, sendo adicionados também, elementos de harmonização.

Palavras-chave: Harmonização das cores; Ampliação do ambiente; Reduzida metragem quadrada;

1. INTRODUÇÃO

O estudo das cores, embora seja vistas por grande parte da população como um fator de ambiente secundário na concepção dos espaços, torna-se fundamental para os Ergonomistas à medida que contribuímos para a adequação do seu uso, não só para a segurança e necessidade de seu cliente, ordenando o auxílio e orientações organizacional, mas também para a saúde e bem estar de quem irá viver no espaço.

A visão das cores é um dos aspectos mais interessantes e debatidos entre clientes e designer, e seu estudo é utilizar as mais diversas áreas do conhecimento para trazer um conforto ao seu cliente e suprir suas necessidades.

Acreditando que a coloração não deve ser concebida só por características estéticas do ambiente, mas que deve levar em consideração as diversas funções de um espaço, tanto no que se refere a sua usabilidade, quanto a exigências psicológica, que o ambiente deve trazer ao local, optando por relacionar múltiplos conhecimentos, de diferentes áreas para conseguir harmonizar, com os desejos, necessidades e condições dos gastos, que virão ser gerado.

2. A IMPORTÂNCIA DAS CORES NA COMPOSIÇÃO DO AMBIENTE

A utilização adequada das cores interfere nas reações psicológicas relacionadas ao humor e na percepção dos ambientes.

Com base segundo a arquiteta Fabiani Franzen, coordenadora do curso de Design de Interiores do CEPDAP (Centro de Educação Profissional de Design, Artes e Profissões), uma composição cromática adequada é fundamental para gerar bem-estar nas pessoas que utilizam o espaço. "As cores além de decorar o ambiente são elementos tão importantes quanto as formas em qualquer composição visual, juntamente com a iluminação criam efeitos e podem corrigir problemas arquitetônicos como: teto baixo, ambiente com proporções inadequadas, pouca luz natural”, diz Fabiani. A arquiteta explica que cores claras refletem melhor a luminosidade e ampliam o ambiente enquanto as escuras criam sensação de aproximação. Segundo ela as cores quentes como tons vermelhos, amarelos e laranjas melhoram a sensação térmica do espaço porque são associadas as cores do fogo, além de ressaltar o contorno dos objetos. Diferentes das cores frias, que estão relacionadas a água e trazem um maior frescor ao espaço. Um aspecto importante a ser levado em conta é o contraste entre as cores presentes em um ambiente. "O contraste dá sensação de movimento ao local. Contrastes fortes nos deixam mais alertas, enquanto contrastes suaves dão a sensação de relaxamento", acrescenta a especialista.

3. AUMENTAR O AMBIENTE USANDO AS CORES CERTAS

Para trazer a sensação de amplitude, misture vários elementos brancos com outros tons suaves, como rosas e azuis pastel e uma paleta neutra. Adicione texturas e uma plantinha. Invista em cortinas e roupa de cama branca para criar uma visão ampla. Por incrível que pareça, uma cabeceira escura pode ser boa ideia, dando a impressão de um ambiente maior.

Elementos gráficos, Assimetria, Quadro ou coleções de arte grandes podem ajudar um ambiente a parecer maior porque captam o olhar. Para um estilo mais discreto, aposte em ilustrações e molduras com cores brancas e neutras. Também as Arandelas são uma ótima forma de aproveitar o espaço da janela sem sacrificar a metragem no piso. Um apoio ideal para substituir um criado-mudo, elas podem, inclusive, receber velas, vasos e plantas. Uma arma valiosíssima para os moradores que querem fazer qualquer ambiente parecer maior, os espelhos são aliados versáteis. No quarto, invista em uma peça acima da cabeceira, uma parede inteira espelhada (vale para portas de armários!) ou uma fininha apoiada no criado-mudo ou no chão.

4. UTILIZAÇÃO DE CORES CLARAS

Para um ambiente pequeno parecer maior as paredes tem que ser pintadas de uma cor clara, de preferência cores frias, que dão a sensação de estarem se retraindo ou afastando. Ao contrário das cores quentes que fazem as formas parecerem maiores e dão a impressão de estar avançando pra cima de você. Exemplos disso as cores frias são aquelas associadas ao gelo, à água e ao céu: o azul, o verde e o violeta.

Assim, se você optar por paredes brancas, prefira o branco gelo às tonalidades de bege que geralmente tem um fundo amarelado (amarelo = cor quente)

5. A REGRA DO TUDO NEUTRO

Para um ambiente pequeno parecer maior os móveis e acessórios devem ter a mesma cor das paredes. Quando todos os elementos de um interior tem a mesma cor o olhar “passeia” pelo ambiente sem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (53.1 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com