TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da qualidade de mão de obra na manutenção

Por:   •  10/6/2018  •  Dissertação  •  3.622 Palavras (15 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

Goiânia

2018


 alex da silva venancio[pic 6]

[pic 7]

manutençÃo industrial

a importância da qualidade de mÃo de obra na manutençÃo

 

Projeto apresentado ao Curso de Engenharia Mecânica da instituição Faculdade Pitágoras.

Orientador: Eduardo Akamatsu


Goiânia

2018


RESUMO[a]

Na pesquisa foi discorrida sobre a importância da mão de obra qualificada na demanda de manutenção industrial, buscando exemplificar cada etapa desse processo. A manutenção desde a revolução industrial obtém seu espaço e notoriedade, nos dias atuais conquista seu lugar nas estratégias de negócios, utilizando a visão sistêmica que permite prever e evitar falhas, trabalhando na prevenção e evitando assim paradas circunstanciais nos maquinários produtivos. Além desse crescimento necessário ocorre uma escassez em mão de obra qualificada no mercado de trabalho, fazendo que este seja uma das preocupações das instituições que buscam soluções práticas e de baixo custo.

Palavras-chave: Manutenção, mão de obra, máquinas, prevenção.

ABSTRACT

In the research was discussed about the importance of skilled labor in the demand for industrial maintenance, seeking to exemplify each step of this process. The maintenance since the industrial revolution gains its space and notoriety, nowadays it conquers its place in business strategies, using a systemic vision that allows to predict and avoid failures, working in the prevention and thus avoiding circumstantial stops in the productive machinery. In addition to this growth, there is a shortage of skilled labor in the labor market, making it one of the concerns of institutions seeking practical and low-cost solutions.

Key words: Maintenance, labor, machinery, prevention.

SUMÁRIO[b]

1 INTRODUÇÃO        6

1.1 O PROBLEMA        7

2 OBJETIVOS        8

2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO        8

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS        8

3 JUSTIFICATIVA        9

4 HISTÓRIA DA MANUTENÇÃO        10

5 TIPOS DE MANUTENÇÃO        11

5.1 MANUTENÇÃO CORRETIVA        11

5.1.1 MANUTENÇÃO CORRETIVA PLANEJADA        11

5.1.2 MANUTENÇÃO CORRETIVA NÃO PLANEJADA        11

5.2 MANUTENÇÃO PREVENTIVA        12

5.3 MANUTENÇÃO PREDITIVA        12

6 A IMPORTÂNCIA DA MÃO DE OBRA QUALIFICADA NA MANUTENçÃO        13

7 CONSIDERAÇÕES FINAIS        15

8 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        16


1 INTRODUÇÃO[c]

     Desde a Revolução industrial a evolução tecnológica vem ganhando força ao longo dos anos, um grande exemplo dessa força é a substituição de máquinas a vapor pelas máquinas movidas a energia. Mas o grande destaque é a modernização das industrias, onde houve uma crescente redução da mão de obra humana e das horas de trabalho ocasionado pela substituição do homem pela máquina.

     Deste modo a manutenção industrial acompanha de perto esta evolução, e se mantém modernizando, com novos sistemas de manutenção, novos projetos e novos níveis de conhecimento técnico.

     Assim forma a manutenção nos dias atuais conquista seu lugar nas estratégias de negócios, utilizando a visão sistêmica que permite prever e evitar falhas, trabalhando na prevenção e evitando assim paradas circunstanciais nos maquinários produtivos.[d]

1.1 O PROBLEMA

     Com a crescente modernização das tecnologias o mercado enfrenta dificuldades na busca de profissionais qualificados que atendam às suas necessidades. Dessa forma como é possível encontrar profissionais qualificados e capacitados que consigam atender as demandas exigidas pelo mercado?[e]

2 OBJETIVOS

     2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO[f]

     A finalidade da elaboração da pesquisa é destacar a dimensão da gestão de manutenção nas industrias atuais, assim elaborando e executando programas, processos e métodos para um bom desempenho na manutenção industrial.[g][h]

     2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS[i][j]

  • O contexto da manutenção.
  • Planejamento da manutenção.
  • Qualidade da mão de obra na manutenção.

3 JUSTIFICATIVA

     A manutenção é um processo de atividades aplicados a todo maquinário de produção, visando seu bom desempenho, melhor rendimento, melhor produção, e principalmente a redução de custos.

     Desse modo a manutenção é de extrema importância, pois, todo equipamento tende a ter desgastes devido a seu uso contínuo, e possíveis quebras se seus cuidados não forem atendidos. Assim como cada máquina possui uma vida útil, a manutenção é parte integrante que promove a longevidade de seu uso e os cuidados necessários para que a produção exerça a sua função com qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25 Kb)   pdf (177.6 Kb)   docx (41.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com