TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DA OBRA QUALIDADE NA EDUCAÇÃO: UMA NOVA ABORDAGEM

Por:   •  2/11/2015  •  Resenha  •  1.596 Palavras (7 Páginas)  •  3.813 Visualizações

Página 1 de 7

GADOTTI, Moacir. Qualidade na educação: uma nova abordagem. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2010. (5/Série Caderno de Formação). 36p. ISBN 978-85-61910-40-2.

RESENHA DA OBRA QUALIDADE NA EDUCAÇÃO: UMA NOVA ABORDAGEM

Jamile Batista dos Santos1¹ , Jéssica Maciel de Oliveira 2 ², Marília Pollyana G. Vanderley 3³

Orientadora: Sônia Regina Fortes da Silva

Licenciatura em Pedagogia

jamile.batista21@gmail.com #1, jessicamacieldeoliveira@gmail.com #2, pollyanavanderley@live.com  #3

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
CAMPUS GARANHUNS

Moacir Gadotti  nasceu em Rodeio, Santa Catarina, em 1 de outubro de 1941, é um dos mais respeitados educadores brasileiros. É licenciado em Pedagogia (1967) e em Filosofia (1971). Fez Mestrado em Filosofia da Educação na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP, 1973), Doutorado em Ciências da Educação na Universidade de Genebra (Suíça, 1977) e Livre Docência na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 1986).  Atualmente é diretor do Instituto Paulo Freire que ele ajudou a fundar em 1992, esse Instituto desenvolve inúmeros projetos de educação popular. Trabalhou na redação da Carta da Terra – tratado internacional que contém princípios éticos para a vida no século 21, e defende o uso dessa Carta nas escolas e universidades, para Moacir a Carta da Terra Internacional é um documento é uma ferramenta essencial para a transformação do mundo em um lugar justo e pacífico.

          Autor de muitos livros, inclusive em parceria com Paulo Freire, com quem estudou nos anos 70, na Suíça. Possui um grande número de publicações em que desenvolve uma proposta educacional cujos eixos são a formação crítica do educador e a construção da Escola Cidadã, numa perspectiva dialética integradora da educação e orientada pelo paradigma da planetariedade.

           
           O texto de Moacir Gadotti “Qualidade na Educação: uma nova abordagem” tem como uma de suas finalidades tratar do tema de forma dinâmica e contextualizada, tendo em vista a complexidade do assunto. Sendo assim, o autor apresenta vários fatos e fatores que influenciam e estão envolvidos no tema “qualidade em educação”, entre os quais está incluso o papel da gestão democrática como um dos princípios para a qualidade na educação, pois só há qualidade quando se permite que os indivíduos sejam autônomos e participantes do processo ensino aprendizagem. Dessa forma, o conceito de qualidade também é relacionado a âmbitos fora do ambiente escolar como, as dimensões sócio-econômicas e culturais dos agentes envolvidos nesse processo, sem esquecer, obviamente, de relacionar a qualidade da educação com as condições de trabalho ofertadas, formação docente e desempenho escolar.  Em sua obra Gadotti busca mostrar a necessidade de atualização do ensino e das práticas tradicionais para que possam oferecer uma educação que atenda as necessidades da realidade social. Logo, o autor discute o papel e conseqüência das novas tecnologias no campo educacional, assim como a temática da sustentabilidade como essencial para uma educação integral e de qualidade.

            O autor divide a obra em sete tópicos, sendo o primeiro para a definição e debate sobre o conceito de qualidade, levando em conta que para uma educação de qualidade é necessário que se diminua as desigualdades sociais, permitindo assim que, de fato, a democracia seja para todos e não apenas para alguns. O autor também ressalta que os parâmetros de qualidade devem considerar as perspectivas intra e extraescolares, além da diversidade cultural existente. Outro aspecto abordado como importantíssimo para uma educação de qualidade é a educação integral, que para o Gadotti não deve restringir-se ao tempo, mas deve englobar a formação integral do indivíduo, colaborando para um projeto eco-político- pedagógico nas escolas, as quais não devem possibilitar que seu público, principalmente a população de classe mais baixas, sejam, apenas, matriculados, mas que suas culturas sejam realmente inseridas e respeitadas nesse ambiente. Logo, permitindo-se isso estará se possibilitando uma educação integral pública de qualidade.

            No segundo tópico é discutida a abordagem técnica e política do conceito de “qualidade em educação”, onde a primeira está relacionada a questões técnicas utilizadas para se alcançar os objetivos almejados e a segunda trata das questões sociais, culturais e políticas.

No âmbito político da educação para que haja qualidade, é necessário que se propicie condições para que esta seja possível, através de investimentos longo prazo, é preciso analisar qual a escola e universidade que se pretende formar. Gadotti também mostra uma vertente diferente da econômica, a freiriana, na qual na qual a função principal da educação é a formação para a cidadania. O autor finaliza o tópico defendendo que uma educação de qualidade busca formar um ser que respeite as diversidades culturais, além do respeito ao meio ambiente, e a rejeição de qualquer forma de opressão.

            No que se refere ao terceiro tópico, é discutida a questão da sociedade da informação a qual reflete uma realidade que exige do indivíduo várias habilidades intelectuais e sociais. Nesse contexto ressalta-se a relevância da prática docente, que deve estar firmada na problematização e questionamento da realidade, para isso o processo de ensino e aprendizagem precisa atuar levando em consideração a “teia” global na qual estão inseridos os diversos contextos, e o papel que as novas tecnologias têm nestes e em seus sujeitos. É nessas circunstâncias que se insere a educação a distância, a qual é o reflexo das necessidades de se explorar as diferentes tecnologias e linguagens, e de se possibilitar que a educação chegue a todos.  Diante disso, é imprescindível que se invista poderosamente na formação continuada do professor, estabelecendo pontos de conexão entre a educação básica e o ensino superior.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (111.4 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com