TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LISTA E PROVA DE RESISTÊNCIA - BRUNA SILVA

Por:   •  29/8/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  350 Palavras (2 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 2

ENSAIO DE SPT

Consiste na cravação de uma sonda, chamado de amostrador feito no solo através de um martelo com 65kg solto a uma altura padrão de queda de 75cm. O processo para realização do ensaio é o seguinte, monta-se um tripé com uma roldana na parte superior onde pode ser feita uma soltura automática através de um motor ou até um trabalhador puxando a corda, e assim soltando o peso e mesmo batendo na cabeça do amostrador. É posicionado a guia do martelo para marcação do furo e assim o martelo fique alinhado com o ponto do furo. Escavado a 1° camada de um metro de solo (baixa resistência).

Ponto de soldagem: maior aplicação de carga na obra (pode ser mais de um), norma NBR 6484 define parâmetros.

Ensaio de SPT: consegue fazer análise de 45cm em 45cm

Parâmetros do solo: 45cm para cada 1 metro

Parâmetros de resistência: 30cm para cada 1 metro

Julgado por ser um ensaio não tão preciso, vai captar as informações de uma camada de 45cm em um perfil de 1 metro.

N: Número de golpes necessários para descer cada trecho de 15cm

NSPT: Soma do número de golpes dos dois últimos trechos de 15cm

No final do ensaio, é retirado o amostrador com o solo e feito a coleta para a pré classificação do mesmo. Juntamente com as informações da cota de profundidade de onde foi coletado a amostra. O ensaio é realizado até que se atinja a profundidade estabelecida em projeto ou até quando o solo se torne impermeável segundo normas da NBR 6484.

A checagem do nível de água é feita com um aparelho chamado apito, quando entra em contato com a água o ar é expulso e ele emite um som.

Por fim a importância de se realizar esse ensaio, é que ele irá fornecer os dados necessários que garantirão que a fundação seja construída de forma correta. O custo deste serviço será rapidamente revertido em benefício da obra, e na economia que obterá no dimensionamento do projeto de fundação, evitando desta forma o desperdício de material, pelo superdimensionamento, por não conhecer as condições do subsolo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (32 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com