TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LITERATURA BRASILEIRA V

Por:   •  12/10/2020  •  Tese  •  405 Palavras (2 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 2

LITERATURA BRASILEIRA V

AULA 06

1) Identifique, na poesia “Agiotagem”, os pontos que a caracterizam como poesia-praxis, destacando ao menos três características dessa poesia, exemplificando com elementos do texto.

De acordo com o que foi estudado, a poesia práxis é o ato de usar as palavras de inúmeras maneiras e repetidas vezes, extrair destas novos significados, brincando e usando a estética da língua para isso.
Na poesia “Agiotagem”, podemos observar um exemplo concreto de uma poesia práxis, onde o autor faz uso de palavras com diferentes significados, mas esteticamente interligadas.

Denuncia a desumanidade da vida moderna, do capitalismo, da exploração do operariado e do campesinato e outras questões adjacentes.

AGIOTAGEM (observe uma das características, a exploração do operário)

um

dois

três

o juro:o prazo

o pôr / o cento / o mês / o ágio

PORCENTAGIO (As estrofes são pequenas, mas contendo a ideia principal).

dez

cem

mil

o lucro:o dízimo

o ágio / a mora / a monta em péssimo

EMPRESTIMO.

muito

nada

tudo

a quebra:a sobra

a monta / o pé / o cento / a quota

h a j a n o t a

agiota.

2) Consigo localizar a Poesia-Praxis e sua relação em oposição com o movimento concretista? Como posso fazer isso?

É possível localizar a Poesia-Praxis e sua relação em oposição com o movimento concretista, em contraposição ao formalismo concretista, à poesia práxis é considerada como uma matéria-prima capaz de ser transformada, possuindo um aspecto dinâmico. Se, no Concretismo, a “palavra-coisa” era a mais exaltada, na poesia práxis tem-se a “palavra-energia”, com a valorização da palavra em seu contexto extralinguístico, mantendo uma forte ligação com a realidade social. Esta modalidade não se caracteriza como algo fechado, muito pelo contrário, permite a interferência do leitor com a abertura para múltiplas interpretações. Na poesia concreta, a forma de expressão era a comunicação através do visual; a poesia práxis surge revalorizando o ritmo, a palavra e o verso.

Dessa forma, afirmamos que na poesia-práxis há uma abertura para múltiplas intepretações, ou seja, a subjetividade manifestada pelo discurso permite ao leitor uma familiaridade com a linguagem manifestada sob vários ângulos. Assim, ele pode decifrar a ideologia presente na intenção de cada um daqueles que fizeram parte de tal manifestação literária.

3) Posso elaborar uma crítica aos procedimentos da poesia-praxis e também pensar numa contracrítica?

 

A poesia-praxis surgiu em crítica ao movimento de vanguarda concretista, de forma que uma dissidência de poetas, insatisfeitos com o rigor formal e o academicismo, resolvem romper com o concretismo ao propor uma nova estética poética. Sendo assim, tornando-se possível elaborar uma critica, mas não uma contracrítica ao movimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (59.1 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com