TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Resposta da Atividade Avaliativa

Por:   •  7/12/2022  •  Abstract  •  694 Palavras (3 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal do Tocantins Campus de Miracema[pic 1]

Turma de Serviço Social-PRONERA

 Professora: Dra. Rosemeire dos Santos

 Aluna: Renata Sousa Silva

                                         Resposta da Atividade Avaliativa

 

  1. Considerava a especialização do trabalho coletivo, dentro da divisão social e técnica do trabalho, como uma das óptica de abordagem da profissão, ao lado de outras, que enriqueceram o debate acadêmico plural na consideração das particularidades do serviço social.

 

  1.  Reconstrói a estrutura e a dinâmica da sociedade capitalista a partir da origem do trabalho, da produção, das relações de propriedade e critérios de racionalidade.

  1. É o valor de uso da mercadoria, ou seja, é o valor que a mercadoria a partir da sua necessidade de uso.

  1. É o esforço despendido das habilidades humanas para a materialização da mercadoria
  1. Proletarização ativa requer, medidas institucionais de proteção da força de trabalho dispensada da pressão de vender-se, sendo consumida de outra forma que não a troca de dinheiro, enfatizando de forma decisiva o papel do Estado nesse processo, essencial no capitalismo maduro, uma face política do processo de proletarização. Já a passiva deriva da destruição de formas de trabalho e subsistência preexistentes, essa desapropriação das condições de trabalho
  1. Focar no trabalho profissional como partícipe de processos de trabalho que se organizam conforme as exigências econômicas e sociopolíticas do processo de acumulação
  1.  A matéria prima do trabalho do assistente social encontra-se no âmbito da questão social e das suas múltiplas manifestações.
  1.  A questão social é a expressão do processo de produção e reprodução da vida social na sociedade burguesa, da totalidade histórica concreta.
  1. Desemprego e a precarização das relações de trabalho.
  1.  E a redução dos custos, na qualidade e na produtividade Esgotamento da estratégia estatizante e a necessidade de superação de um estilo de administração pública burocrática a favor do modelo gerencial, descentralizado, voltado para eficiência, o controle de resultados, com.
  1. O governo considera que o Estado deve deixar de ser o responsável direto pelo desenvolvimento econômico e social para se tornar promotor e regulador desse desenvolvimento, transferindo, para o setor privado, as atividades que possam ser controladas pelo mercado.
  1. Abre espaço para a gestão da sociedade civil, principalmente através dos conselhos de direito e conselho tutelar. Que poderá de acordo com a cultura política local ter influência do “coronelismo”, “clientelismo” ou “populismo”. Mas o grande salto é a possibilidade do patrulhamento do poder.
  1. A contratação de Assistentes sociais, para desempenhar de acordo com a necessidade de cada espaço, atividades diversas, desde qualidade de vida no trabalho a orçamento sociais. O assistente social é chamado a atuar no campo do treinamento, reciclagem de pessoal e no desenvolvimento de programas, stress, dependência química, doenças sexualmente transmissíveis e outras infinidades de casos.
  1. A retração do Estado é o movimento onde o Estado deixa de atuar abrindo campo para a sociedade civil fazer o papel do Estado.
  1. A filantropia empresarial é quando as empresas investem em ações sociais para melhorar a sua imagem perante seus clientes. Para eles o investimento na área social é tão importante como a qualidade e o preço dos seus produtos.
  1. As grandes empresas atraem os consumidores com campanhas voltadas a ecologia, redução da pobreza e como resultado tem o aumento de sua rentabilidade no mercado.
  1. Experiência, criatividade, desembaraço, versatilidade, iniciativa e liderança apresentação em público, fluência verbal, habilidade no relacionamento e capacidade de sintonizar-se com as rápidas mudanças no mundo dos negócios. É ser a pá da tecnologia.
  1. A ação do trabalho voluntário pode colocar a profissão do assistente social em risco, uma vez que não possuem qualificação específica e nem formação acadêmica.
  1. A saída do capital é a precarização das relações de trabalho e o aumento do desemprego.
  1. O profissional deve estar atento aos movimentos sociais, a legislação que rege sua atuação, desenvolver a capacidade de compreensão das mais variadas situações que acontecem no trabalho diário, ter vontade e iniciativa para resolver as demandas, saber encaminhar o usuário do sistema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (58.9 Kb)   docx (19.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com