TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SEGURANÇA DO TRABALHO

Por:   •  18/3/2022  •  Relatório de pesquisa  •  657 Palavras (3 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 3

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        2

2.        SEGURANÇA DO TRABALHO NA CONSTRUÇÃO CIVIL        4

3.        REFERÊNCIAS        7


  1. INTRODUÇÃO

Diversos acidentes relacionados a construção civil, podem ser relacionados ao erro humano. Porém, quando se trata de erro humano, normalmente liga-se a uma distração ou negligência do trabalhador. Para que distração ou negligência ocasione um acidente, deve ser tomada uma serie de definições que delimitaram tais acontecimentos.

O erro humano apresenta resultados referentes às interações homem-trabalho e homem-ambiente, que não respondam a determinados padrões estabelecidos. Com apoio nos programas propostos pela Segurança do trabalho, esses acidentes poderão ser minimizados ou até mesmo anulados.

Entretanto, apesar de toda a segurança que procura se ter no setor da construção civil, qualquer atividade a ser realizada pode oferecer riscos. A construção civil tem participação em muitos acidentes de trabalho, pois os colaboradores estão expostos a fatores de riscos, como, calor, esforços repetitivos, ruídos, entre outros.

  1. SEGURANÇA DO TRABALHO NA CONSTRUÇÃO CIVIL

No setor da construção suas características próprias se diferem de outros setores da indústria, sendo seu maior diferencial a utilização da mão de obra, tendo em vista a pouca aplicação de maquinas e suas tecnologias para obtenção da qualidade do produto. Sua ampla dependência por mão de obra deixaria a construção civil entre os setores com maior desenvolvimento em relação a segurança do trabalho, porém, este continua também entre os setores com maior índice de acidentes (BOZZA, 2010).

Segundo Rocha (2000), assim como em diversos setores privados, a construção civil tende a aquisição de lucros, de forma que, em diversas vezes a busca constantemente a diminuição dos custos em seu seguimento de trabalho. Desta forma a escolha por atingir tal objetivo pode se dá pelo não investimento em segurança do trabalho. Alguns profissionais do setor não identificam o impacto da segurança do trabalho na produtividade da empresa, com isso é deixada como segundo plano.

Com o objetivo de minimizar o índice de acidentes nas obras por meio de medidas de caráter gerencial acompanhadas da implantação das instalações físicas de segurança, é necessário que as construtoras foquem no desenvolvimento de um planejamento de segurança, analisando regularmente os diversos fatores que acontecem no canteiro, de forma a substituir a simples prática de focar apenas nas instalações de segurança (FORMOSO, 2000).

Além disso uma das medidas a serem seguidas na construção civil preconizada pela NR 18 é a elaboração do PCMAT (Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção Civil), este documento deve ser apresentado ao Ministério do Trabalho sempre que solicitado pelos fiscais do trabalho.

A NR 18 prevê alguns documentos que precisam fazer parte do PCMAT, são eles:

  • Memorial – descrever as condições que o meio ambiente de trabalho deve ter em relação das atividades e operações, e leva em consideração os riscos de acidentes e de doenças relacionadas ao trabalho e suas correspondentes critérios de prevenção;
  • Projeto de execução – proteções em conjunto e em comum acordo com as etapas construtivas da obra;
  • Programa educativo - dando complemento a ideia de prevenir acidentes e enfermidades do trabalho, com sua carga horária.

A construção civil tem algumas particularidades em comparação a outros exercícios. Uma das mais importantes está na ausência de um local dedicado para serem desenvolvidas algumas atividades, o trabalho da construção civil tem variações conforme o termino de uma obra e início de outra em lugares diferentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (80.6 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com