TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO

Por:   •  1/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  528 Palavras (3 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 3

3.6 SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO

A empresa Magazine Luiza pensando no cuidado com seus colaboradores, contam com uma equipe capacitada de Saúde e Segurança do trabalho, distribuídos em todos os escritórios, lojas e centros de distribuição a nível Brasil. É realizado um trabalho rigoroso na prevenção de doenças e acidentes relacionados à atividade laboral. É realizada a ginastica laboral, com todos os colaboradores em diversos turnos ao menos três vezes por semana, desejando que a mesma evite o estresse, lesões por esforço repetitivo (LER), reduzir acidentes, eliminar a tensão no ambiente de trabalho trazendo bem estar físico, emocional e mental aos envolvidos. Um dos focos principais que a de se destacar são os treinamentos e capacitações pra cada setor especifico, bem como Dialogo Semanal de Segurança (DSS). Também é realizada a entrega de Equipamento de Proteção Individual (EPI) periodicamente bem como a verificação do estado e durabilidade de cada um. Os Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) são feitas as certificações e manutenções por uma equipe técnica capacitada para tal. Já nos escritórios foram feitos estudos ergonômicos individuais de forma a atender a todos os colaboradores de acordo com sua estrutura física.

        Para que seus colaboradores tenham uma qualidade de vida em seu trabalho, no centro de distribuição existem localidades para descanso, como redes, chalés e pracinhas, e em seus escritórios contam com salas para descanso, com Puff, sofás, café como cortesia a fim de que os intervalos sejam mais calmos e tragam um ambiente de tranquilidade, leveza, com clima amigável e alegre para descontração. Também fazem campanha de conscientização da importância da vacinação de todos.

        A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) tem atuação firme na cobrança e acompanhamento dos riscos e condições de trabalho dentro de todos os departamentos da empresa. A votação para escolha dos cipeiros é realizada anualmente, através de voto secreto, e os escolhidos são apresentados conforme a quantidade de votos e assim atendendo ao dimensionamento serão empossados como titulares e suplentes dentro das vagas e se houver mais candidatos que preenchem as vagas ficam em vacância.

         Todos os centros de distribuição, juntamente com seus escritórios possui mapa de risco, Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho (LTCAT), tudo dentro dos padrões estabelecidos, para que seus colaboradores tenham segurança e estejam protegidos em seu ambiente de trabalho.

Diante da situação vivenciada mundialmente, da pandemia do novo COVID-19 em uma entrevista ao UOL Debate a presidente do conselho Luiza Helena Trajano diz: “Saúde para nós sempre foi um ponto muito importante, e a gente pôs férias para equipe mesmo antes do governo antecipar as férias.”

“A gente foi uma das primeiras empresas a fazer todo mundo trabalhar de casa e as pessoas conseguiram se adaptar.” Podemos observar que a empresa preocupa com segurança e a saúde de seus colaboradores em primeiro lugar.

Fonte de pesquisa: https://economia.uol.com.br>redacao 07/04/2020

                    https://ri.magazineluiza.com.br/Download.aspx?Arquivo=cXkxjWTEanLG18gEn29bYw==

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (77.6 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com