TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TERRA É UM NÓ NA SOCIEDADE BRASILEIRA ... TAMBÉM NAS CIDADES Erminia Maricato

Por:   •  1/10/2015  •  Resenha  •  304 Palavras (2 Páginas)  •  901 Visualizações

Página 1 de 2

Aluna : Ana Virgínia Soldon     Matrícula: 1121145-3     Data: 11.08.2015

Disciplina: Projeto Urbanistico II

RESENHA CRÍTICA

A TERRA É UM NÓ NA SOCIEDADE BRASILEIRA ... TAMBÉM NAS CIDADES Erminia Maricato

     No texto, A terra é um nó na sociedade brasileira... Também nas cidades, Ermínia Maricato discute alguns processos de urbanização no Brasil, mostra, com a ajuda de dados, que a invasão de terras urbanas só tem aumentado, principalmente nos anos 80, onde as ocupações gradativas feitas por indivíduos independentes ou famílias foram ganhando um sentido massivo e de organização. Além disso, Ermínia avalia a crescimento sócio ambientais nas favelas e tenta compreender o porquê estes fatos tão notórios são menosprezados pela sociedade.

     É grande o número de pessoas que moram em favelas e loteamentos ilegais, sem infraestrutura e condições para ter uma boa qualidade de vida. Infelizmente o processo de urbanização segrega e exclui a população de baixa renda, pois foi declarado que o trabalhador brasileiro não tem o salário condizente ao preço da moradia imposto pelo mercado formal, o que intensifica o crescimento de assentamentos precários, assim como o ato de especulações fundiárias e imobiliárias, a qual proprietários de terras e capitalistas têm a valorização das propriedades como grande investimento econômico.

     Outro problema é a aplicação arbitrária da lei, onde podemos identificar no conceito da Plus valia, pois se adequa muito bem a realidade brasileira, onde há uma injusta superioridade da burguesia capitalista sobre a classe trabalhadora, vendo que as leis favorecem sempre do lado da classe de alta renda e só se aplicam pelas relações de favor e privilégios, deixando ainda mais forte e evidente a exclusão social/territorial.

Diante deste cenário podemos citar que a exclusão territorial tem como principal consequência o alto índice de violência

     

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (61.3 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com