TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tesoura de madeira

Por:   •  8/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  496 Palavras (2 Páginas)  •  1.231 Visualizações

Página 1 de 2

Definição

Tesoura é um tipo de estrutura correspondente ao sistema de vigas estruturais treliçadas, bastante utilizada por vencer grandes vãos, está ligada ao tipo de cobertura unifamiliares (cobertura em telhado), normalmente construída em madeira ou perfis de aço, ela é plana vertical formada por barras, são montadas em forma de triângulos interligados e constituem uma cadeia rija, apoiada nas extremidades, tornando uma estrutura indeslocável, tem como função transferir o carregamento do telhado aos pilares ou paredes da edificação, sendo o apoio para as terças (vigas principais).

Componentes da tesoura

A tesoura é formada pelos seguintes componentes:

Montante principal ou pendural;

Asna, perna ou banzo superior;

Diagonal ou escoras;

Montante ou escoras;

Linha, tirante, tensor ou banzo inferior.

Para fazer seu dimensionamento deve ser calculado o tipo de material utilizado peso próprio das telhas, peso das terças, peso das barras e eventuais sobrecargas.

Tipos de tesoura

Tipo Howe: A tesoura Howe é o oposto da treliça Pratt. . Este tipo de tesoura é o mais comum em vãos de até 18 metros devido a sua simplicidade e facilidade de execução. Os elementos diagonais estão dispostos na direção contrária do centro da ponte e suportam a força de compressão. Isso faz com que os perfis metálicos necessitem ser um pouco maiores, tornando a ponte mais cara quando construída em aço.

Tipo Pratt: As tesouras tipo Pratt, que apresentam diagonais invertidas, são recomendável para vãos maiores, podendo variar de 18 a 30 metros, pois a principio as tesouras tipo Pratt são convenientes para quaisquer vãos, pois têm a vantagem das peças comprimidas serem de comprimentos menores que as tracionadas. Porém, quando se trata de pequenos vãos, as seções transversais das barras são menores e portanto mais leves, pois os esforços são menores, satisfazendo as peças simples, com arranjo do tipo empregado nas tesouras tipo Howe. Então, quando as peças simples atendem aos esforços, as tesouras do tipo Howe são mais convenientes construtivamente e, portanto, são as recomendadas.

 Tipo Belga: A treliça tipo belga caracteriza-se por não possuir barras verticais (montantes e pendural). Isso faz com que não haja uma barra representando o centro de simetria da treliça. Além de acarretar uma economia de matéria prima pela diminuição de barras, esse tipo de configuração exige tração de um maior número de peças. Isto permite que as peças sejam mais esbeltas (não há flambagem). A configuração belga gera economia também na quantidade de aço utilizado nas juntas, isto devido a possuir um menor número de "nós" ou ligações que as demais configurações de treliças. Esta treliça permite um melhor aproveitamento do interior da treliça, já que não possui o pendural central. Vale ressaltar que a tesoura tipo Belga é recomendável para vão entre 18 e 25 metros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (71.3 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com