TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura "Um Tesoura A Explorar"

Trabalho Escolar: Leitura "Um Tesoura A Explorar". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  692 Palavras (3 Páginas)  •  437 Visualizações

Página 1 de 3

Componentes do grupo: Adriana Moreira Cesário da Cruz, Cladiênia Pereira Coutinho Furtado, Doralice Pereira Rosa, Maria Carmem Guimarães, Maria das Graças Silva, Márcia Aparecida Diniz Freire, Maria de Fátima Borges, Silvana Pessoa de Freitas

LEITURA

“Um tesouro a explorar”

Itumbiara – Go. 2013.

I – Identificação

Título: Leitura: “Um tesouro a explorar”

Componentes do grupo: Adriana Moreira Cesário da Cruz, Cladiênia Pereira Coutinho Furtado, Doralice Pereira Rosa, Maria Carmem Guimarães, Maria das Graças Silva, Márcia Aparecida Diniz Freire, Maria de Fátima Borges, Silvana Pessoa de Freitas

Participação: Direção, Coordenação, Bibliotecária, Professores e Alunos.

II – Introdução

O trabalho com a leitura deve ser uma prática constante. Se por um lado, tem o objetivo de formar leitores competentes, por outro, constitui a matéria-prima para o ato de escrever.

A formação de leitores, implica em desenvolver a compreensão de aprender a ler, inclusive o que não está escrito, identificando elementos implícitos, estabelecendo relações entre os vários gêneros de textos e os vários sentidos atribuídos a ele, capacitando e estimulando a prática de falar em público

A literatura na escola é de grande importância, e todos os professores podem trabalhar desde a educação infantil até o 9º ano.

III – Justificativa

A leitura de obras literárias desperta o prazer de ler e, com isso, favorece um contato “amigável” com o livro, aguçando a curiosidade, desenvolvendo o gosto pela leitura, estimulando a observação, a reflexão e a produção textual.

Entrar no mundo da leitura é aventurar-se em um mundo cheio de sons, cores, palavras, emoções e muito mais. É exercitar a própria sensibilidade percebendo de forma mais rica as palavras e seus significados.

IV – Objetivo Geral

Incentivar o aluno a ler e interpretar obras literárias de forma lúdica, compreendendo que a leitura é necessária, enxergando a escola como um estímulo contínuo ao pensamento e desenvolvimento dessas habilidades.

Objetivos específicos

 Estimular o gosto pela leitura, levando o aluno a fazer dela uma forma habitual de lazer;

 Desenvolver as habilidades de leitura;

 Despertar o interesse do conteúdo que está contido no texto;

 Integrar a biblioteca no trabalho pedagógico da escola;

 Compreender e interpretar rapidamente as informações;

 Melhorar e ampliar o vocabulário do aluno;

 Aprender a resolver problemas e tomar decisões;

 Estimular a produção de diversos tipos de textos;

 Capacitar a postura de falar em público;

V – Estratégias e Procedimentos

Para formar bons leitores e desenvolver além da capacidade de ler, o gosto e o compromisso com a leitura, a escola tem que mobilizá-los internamente, pois aprender a ler (e também ler para aprender), requer esforço. Fazendo compreender que a leitura é algo interessante e desafiador, algo que é conquistado e para isso acontecer deve levar em consideração algumas condições:

 Organizar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com