TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Vila Mairea

Por:   •  9/5/2018  •  Abstract  •  392 Palavras (2 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 2

Alvar Aalto , Vila Mairea

Vila Mairea

Localização e contexto

A vila Mairea foi projetada por alvar Aalto entre 1937-38 e localiza-se em Noormarkku , nos subúrbios da costa este da cidade portuária de Pori e a 200km de Helsínquia encontrando-se no topo de uma montanha a 20 metros de altitude rodeada por pinheiros e bétulas , e inserida numa paisagem rural que influenciou fortemente a arquitetura de Alvar Aalto.

O cliente

A vila de luxo foi desenhada para o empresário Harry Gullichsen e sua mulher Mairea) , colecionadora de arte ( que dá o nome à vila) , tratando-se de um casal abastado e próximo de Alvar Aalto. O casal ,envolvido no meio artístico e industrial , terá tido uma forte influencia na carreira de Aalto sobretudo a nível de contactos. Sendo uma família opulenta ,Alvar Aalto, não teve de trabalhar sob grandes condicionantes ao nível do orçamento o que lhe possibilitou uma maior liberdade e consequentemente uma maior experimentação no acto de projectar .

O projecto

A vila desenvolve-se numa planta em forma de "L" contando com uma grande variedade de espaços todos eles trabalhados com grande detalhe e rigor construtivo.

O projecto , como já foi anteriormente mencionado , é marcado por um certo experimentalismo, o que se refletiu bastante ao nível do detalhe e das técnicas construtivas utilizadas. Há uma enorme diversidade no modo como são trabalhados revestimentos , os elementos estruturais , as janelas , etc. Cada elemento é trabalhado de maneira diferente e particular sem que com isso se perca um sentido de unidade do conjunto . Nesta obra podemos verificar o uso do tijolo , diferentes tipos de madeira , pedra , e revestimentos variado, etc.

A casa é maioritariamente revestida a tijolo maciço pintado de branco deixando a sua textura aparente , sendo que pontualmente se verifica revestimentos cerâmico e de madeira para marcar os momentos de exceção.

Na Villa Mairea o elemento de suporte vertical de suporte é bastante trabalhado e ( pelos menos oito maneiras distintas.)

As escadas que dão acesso ao piso superior , são também elas um elemento de forte expressão e umas das " imagens de marcas" desta luxuosa vila que marcou a arquitetura do séc.XX que por si só se trata de uma verdadeira lição de arquitetura .

M.guiomar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (40.9 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com