TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A igreja de São João Batista em Florença

Por:   •  30/5/2019  •  Resenha  •  530 Palavras (3 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 3

A igreja de São João Batista em Florença, mas conhecida como batistério guarda uma profunda cultura e devoção por parte dos moradores da cidade e o texto se inicia com um relato de Dante descrevendo o local e sobretudo a decoração e ornamento do Domo da referida igreja: decorado com estonteantes mosaicos dourados representando cenas bíblicas dominadas por uma enorme figura serena do julgamento de cristo.

O trabalho havia sido um projeto da Calimala, a guilda dos mercadores, a mais prospera de Florença. Responsável pela decoração do batistério, a Calimala estabeleceu uma tradição de patrocínios e supervisão da arte pública pelas guildas que continuaria pelo Renascimento adentro.

O maior orgulho da Calimala era um conjunto de portas de bronze encomendado a Andrea Pisano em 1330, quando Florença e seus mercadores estavam no auge do poder. Dividia em vinte e oito painéis. Tendo um quadrifólio gótico gravado em cada uma delas, as portas de Pisano contavam a história de João Batista, as portas são um triunfo do estilo tecentro italiano, assinalando o abandono definitivo das formas toscanas e tumultuadas da escultura medieval.

Com linhas nítidas e forma cuidadosamente executada, contando com amplos espaços para definir as figuras bem modeladas, as portas são um triunfo do estilo trecento italiano. Além disso as portas trouxeram uma inovação técnica para Florença, na verdade um resgate de uma antiga técnica que se havia perdido. Na época, embora Pisano fosse o mestre das portas os florentinos resolveram importar um mestre de Veneza onde as glorias artísticas do império bizantino ainda eram lembradas.

Por trás do batistério tem toda uma lenda quer cerca a devoção do povo de Florença pelo lugar.de acordo com a lenda o batistério foi erguido no local onde havia sido o templo romano de marte, deus da guerra, e o que ainda resta do piso romano pode ser visto através das grades, embora não se possa afirmar que aquele piso tenha pertencido a um templo.

A disputa pela decoração das portas era algo importante, como renovação das grandes competições artísticas da Grécia e da Roma antigas. Os artistas que entraram na competição pelo batistério sabiam perfitamente o que estava em disputa, uma oportunidade para toda a vida, para se fazer nome e uma carreira. Os concorrentes deveriam aprontas suas peças de competição em um ano, mas somente no final de 1402 ou no início de 1403, quase dois anos depois do anuncio da disputa, foi que o comitê de 34 especialistas nomeados pela Calimala tomou a decisão.

O vencedor foi o jovem Lorenzo di Bortolo, graças ao seu constante esforço para conquistar-lhes a simpatia e ao fato de sua obra ser realmente de grande beleza. Foi uma decisão ardentemente conturbada e difícil que pode ter dividido a cidade inteira, mas que considerando-se a arte, os artistas e os acontecimentos que se sucederam, foi a melhor decisão para todos os envolvidos.

Portanto, o que se observa conforme a leitura do texto é que para o florentinos o batistério era muito importante, tanto no que se refere a cultura quanto no modo de vida dos cidadãos, sabe-se ainda que a disputa pela decoração das portas desencadeou uma serie de determinantes que culminou na emergência do renascimento, sendo importante fator percussor desse movimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (49 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com