TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância do uso da cor

Por:   •  4/10/2019  •  Resenha  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 2

A importância da cor no projeto de Arquitetura

 [pic 1]

Cores são luzes, que são absorvidas e transportadas por ondas ao cérebro humano, onde é convertida em cor como conhecemos. Nossos olhos são configurados em cones e bastões que nos possibilita ver as luzes e cores, porém, cada individuo visualiza estes de uma forma única. Diante esta informa, chegamos à conclusão que as cores estão presentes em tudo e são de extrema importância todas as obras, projetos, ambientes e quesitos da experiência humana.

As cores nos transmitem sensações, experiência e nos seguia indiretamente em como nos sentir, desde a calmaria ao estresse. Na internet é possível localizar diversas pesquisas que nos traz o significado e o efeito que as cores causam na mente humana, ou que deveriam causa, como por exemplo: o azul tem significado de tranquilidade, serenidade e harmonia, já o vermelho tem significado de fogo, sangue e alerta.

Se voltarmos ao raciocínio do significado das cores notaremos que o emprego delas em projetos, lojas, restaurantes e redes de saúde conhecidos, foi com algum intuito subentendido, como exemplos é comum vermos hospital e clínica médicas com logos e estruturas em tons de azul, pois, como já dito nos remete a tranquilidade ou redes de restaurantes que utilizam em seus logos tons de amarelo e vermelhos, que tendem a aumentar nosso apetite com isso nos fazendo consumir. Em hospitais voltados as mulheres são utilizadas muitos tons de rosa e vermelhos, cores estas que remetem ao feminismo e maternidade.

Em nossa vida cotidiana é comum acharmos que elas passam despercebidas aos nossos olhos, mas mesmo sem termos ciência nosso subconsciente capta todas as nuances de tudo que vemos, pois, de fato há cor em tudo a nossa volta, seja as neutras e suaves ou as vibrantes e intensas. No momento de criação é necessário levar em conta este ponto que a cor está presente em tudo e que com elas atraímos as pessoas e a vida ao projeto desenvolvido.  

Portanto, com base em nosso dia a dia e nas pesquisas existem, podemos concluir que a cor, independente de seu tom e suas nuances, estão no pontos chaves de todos os projetos seja ele: arquitetônico, design ou em produtos. Ela faz toda a diferença para a finalização da obra no quesito criação e no quesito entendimento e funcionalidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (47.7 Kb)   docx (29.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com