TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE URBANÍSTICA DE CIDADE MEDIEVAL

Por:   •  19/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.490 Palavras (6 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

INSTITUTO DE TECNOLOGIA

FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO

ESTUDO DE CASO: ANÁLISE URBANÍSTICA DE CIDADE MEDIEVAL (SIENA)

Amanda Ferreira

Ewerton Gomes

Samara Vilhena

Belém

2016

Amanda Ferreira

Ewerton Gomes

Samara Vilhena

ESTUDO DE CASO: ANÁLISE URBANÍSTICA DE CIDADE MEDIEVAL (SIENA)

Trabalho apresentado à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Pará como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo III.

1- INTRODUÇÃO

O trabalho apresenta uma análise da estruturação urbana, do desenho urbano e das principais edificações de Siena (Sienna). A cidade fica localizada na região toscana, na Itália, e foi fundada no período etrusco, posteriormente, durante o reinado de Octávio Augusto foi usada pelo romanos como posto militar. A cidade está localizada ao topo de uma colina, o que deixava a cidade fora das principais linhas de comunicação romanas, com isso o cristianismo foi tardio na região. Era uma povoação pequena, e no século V se tornou sede de uma diocese cristã.

Com a substituição do sistema feudal pelo burgo autogovernado, no século XII, a cidade tem grande influência como polo cultural, artístico e político. Contudo, a política sempre conduziu a lutas internas entre nobre de Siena e Florença. No século XIII, houve a ruptura entre essas divergências, o que virou argumento para Divina Comédia, de Dante. Durante o período medieval Siena rivalizou no campo das artes com as cidades vizinhas, mas após ser devastada pela peste negra nunca mais recuperou o seu esplendor.

2- ESTRUTURA URBANA E DESENHO URBANO

O centro histórico da cidade de Siena, localizado na região da Toscana, Itália, preservou ao longo dos séculos quase todas as suas características renascentistas, medievais e góticas das construções, erguendo-se em torno da Piazza del Campo e é considerada uma gigantesca obra de arte que apresenta uma excelente relação com a paisagem ao seu redor. (UNESCO, 1995)

Benévolo (2003) nos direciona a compreensão da estrutura urbana e ao entendimento do desenho de uma cidade medieval ao afirmar que “[...] as cidade medievais têm todas as formas possíveis, e se adaptam livremente a todas as circunstâncias históricas e geográficas [...]”. Desta forma, Siena se mostrará como fruto dessas circunstâncias, e alguns fatos históricos sobre sua origem nos possibilitará um entendimento claro sobre o desenvolvimento de sua estruturação e forma.

Localizada cerca de 244 Km ao norte de Roma e 74 Km ao sul de Florença, Siena surge no contexto da expansão da malha viária de peregrinação pela Itália como parada obrigatória e se desenvolve ao mesmo tempo em que é traçada a Via Francigena (Figura 1), rota que liga Canterbury (Inglaterra) à Roma, tornando-se um próspero centro de rotas comerciais e de trocas de mercadorias, o que elevou o poder econômico da burguesia local desde os século I até meados do século 5. (UNESCO, 1994).

Segundo LAMAS (2004) as muralhas das cidades eram o principal equipamento de defesa da cidade, composta por muros, torres e fossos, eram o perímetro de defesa, delimitando a cidade e caracterizando a sua imagem e forma. Considerando isto, notamos que Siena (Imagem 2) segue esta regra geral, e se difere da malha quadricular de algumas outras cidades Romanas.

A muralha considera o relevo característico da região Toscana e contorna as colinas sob as quais está a cidade, conferindo uma forma geral orgânica e curvilínea que se estende por todo seu território, com poucos trechos de vias retas. Na imagem a muralha está representada pela linha preta que delimita área verde do mapa.

Figura 2: Mapa Turístico da Cidade de Siena.

Fonte: http://mapasblog.blogspot.com.br/2012/07/mapas-de-siena-italia.html

A cidade segue uma hierarquização dos logradouros verificados por BENEVOLO (2003), onde a rede de ruas se projeta de forma irregular no plano conforme a topografia do terreno, as ruas estão diretamente ligadas às praças principais, e são verificadas artérias principais mais complexas, com casas de até seis andares (Figura 3), e vias secundárias com mais simplicidade (Figura 4), e todas se servindo aos principais usos cotidianos da população.

LAMAS (2004) também sugere outra regra geral sobre as ruas das cidades medievais que também são verificadas em Siena:

A rua é o elemento base do espaço urbano medieval e vai preencher quase todo o interior do perímetro urbano. [...] A pavimentação é já utilizada frequentemente a partir dos séculos XI e XII. Ligados ao sistema de ruas, encontram-se os edifícios com as suas fachadas de grande valor comercial [...] A rua é também extensão do mercado e nela se negoceia, compra e vende. As ruas delimitam quarteirões, que se subdividem em logradouros e em edifícios (LAMAS , 2004, p. 153).

3- PRINCIPAIS EDIFICAÇÕES

Piazza Del Campo (A Praça do Campo)

Vista Aérea da Piazza Del Campo

Fonte: http://bragaspelomundo.blogspot.com.br/2011/09/siena.html

A praça possui acesso às principais vias de ligação à Florença, San Gimignano, Grosseto e Roma. A praça é inclinada como um anfiteatro e tem formato de meia lua, onde

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (59.2 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com