TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APRESENTAÇÃO DO PIM VII

Por:   •  30/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.311 Palavras (6 Páginas)  •  1.192 Visualizações

Página 1 de 6

1. APRESENTAÇÃO DO PIM VII

Este trabalho tem como proposta o desenvolvimento do aluno na construção do conhecimento teórico e prático a partir de pesquisas e uma análise crítica sobre os temas das disciplinas do bimestre, apoiados pelo enlace de teoria e prática de um projeto de design de interiores que será seu objeto de estudo. Para o desenvolvimento prático, o aluno deverá desenvolver um projeto de design de interiores residencial. No desenvolvimento teórico, o aluno poderá pesquisar em diferentes fontes, dentre as quais: livro-texto, videoaulas, artigos científicos, livros, catálogos, sites, dissertações e teses constantes nas bases Scielo ou Google Acadêmico e na biblioteca da instituição.

Este trabalho poderá ser individual ou em grupo de até seis pessoas. Deverão ser utilizados os conhecimentos de representação técnica, conforme NBRs, e os assuntos tratados nas disciplinas. Em caso de citações deverá conter referências bibliográficas baseando-se nas normas da ABNT (consulte o manual de normalização disponível no AVA).

É importante criar uma introdução que apresente o objetivo do trabalho, sua importância, sua metodologia de pesquisa e mencionar, brevemente, as disciplinas estudadas no bimestre em questão referentes aos conhecimentos teóricos e práticos aprendidos. Disciplinas do bimestre: Complementos do Design de Interiores, História da Arte Moderna e Contemporânea, e Ética e Legislação Profissional Aplicadas às Artes.

Com relação à quantidade de páginas, fica estabelecido mínimo de 7 e máximo de 10 páginas para a contextualização do trabalho, dividido em capa, sumário, resumo, introdução, capítulos, considerações finais e bibliografia (consultar estrutura mínima de trabalho acadêmico no manual de normalização disponível no AVA); e mínimo de 10 e máximo de 20 folhas A4 ou A3 no anexo “PROJETO”.

4

Manual de Estágio

2. CONTEXTUALIZAÇÃO DO PIM VII

Você foi contratado para desenvolver o projeto de design de interiores de uma residência, localizada em um condomínio residencial de médio padrão. Você terá que analisar as informações fornecidas pelo cliente e desenvolver o projeto conforme solicitado. Os clientes compraram uma casa nova pronta e precisam de seu auxílio técnico para compor os ambientes e o conceito da casa, bem como para as especificações de materiais de acabamento, mobiliário, cores, objetos, forro, iluminação etc.

Os clientes forneceram as seguintes informações: ƒ Área interna da residência: 60 m² ƒ Área de lazer: 31 m² ƒ Piscina: 3,5 m x 2,0 m ƒ Pé-direito: 3 m ƒ Paredes de bloco de cimento com 19 cm de espessura ƒ Casal com duas filhas gêmeas de 5 anos ƒ Marido: empresário de 40 anos e gosta de ler ƒ Esposa: professora de 39 anos e gosta de pintar Na reunião com os clientes, você identificou as seguintes necessidades para a família: espaço de brincar, home office (escritório), ateliê, leitura, espaço para cozinhar e receber amigos. Na conversa com os clientes, você percebeu, ainda, que o casal não gosta das cores preto e branco e também não gosta de ambientes pesados. A família costuma receber amigos aos finais de semana e gosta de arte moderna e contemporânea. Além disso, têm um cachorro da raça West Highland White Terrier. Os clientes solicitaram a reformulação do leiaute dos banheiros, pois não gostam do vaso sanitário de frente com a pia. Você, como um designer de interiores responsável e ciente da legislação, deverá tomar as precauções necessárias para alguma situação que não seja sua atribuição técnica e descrever a sua tomada de decisão no memorial descritivo e também desenvolver um capítulo do PIM referente a isso.

5

Serviço Social

Os clientes forneceram a seguinte planta comercial:

Fonte: planta comercial adaptada pela autora. 2019. Dimensões: Cozinha 4,85 x 1,60 m | Salas 2,70 x 6,55 m x 3,20 m | Banho social: 2,38 x 1,60 m | Banho suíte master: 2,38 x 1,60 m | Quarto: 2,55 x 3,23 m | Suíte master: 2,65 x 4,17 m |

Área externa: 9,50 x 3,28 m

6

Manual de Estágio

7

Serviço Social

3. DICAS PARA AS PESQUISAS TEÓRICAS/PRÁTICAS

 ƒ Complemento do Design de Interiores A partir da disciplina Complemento do Design de Interiores, o aluno e/ou grupo deverá aplicar os conceitos de organização espacial, dimensões técnicas, representação técnica, de forma a propiciar aos usuários bem-estar e qualidade de vida. Utilize também os conhecimentos adquiridos em outras disciplinas para complementar as definições projetuais.

ƒ História da Arte Moderna e Contemporânea

O aluno e/ou grupo deverá utilizar o conhecimento adquirido na disciplina para aplicar no projeto, tanto com relação às preferencias dos clientes, quanto à harmonização dos espaços.

ƒ Ética e Legislação Profissional Aplicadas às Artes

Essa disciplina permite ao aluno ter responsabilidade quanto à sua atuação profissional, conhecendo sua atribuição técnica. Assim, no desenvolvimento do projeto, será possível discorrer sobre as situações encontradas no projeto de design de interiores e as precauções necessárias para alguma situação que não seja sua atribuição técnica e descrever a sua tomada de decisão no memorial descritivo e também desenvolver um capítulo do PIM referente a isso.

8

Manual de Estágio

4. ITENS DE PROJETO A SEREM ENTREGUES

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (54.7 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com