TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARQUITETURA E URBANISMO ARQUITETURA SUSTENTÁVEL

Por:   •  31/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.625 Palavras (11 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

ARQUITETURA E URBANISMO

ARQUITETURA SUSTENTÁVEL

Professor Ms. Ricardo Law

TRABALHO SEMESTRAL

CENTER VALE SHOPPING

Fernando Ohnish                RA.: C540HA-7

João Eduardo Tavares                C63079-9

Mariane Yumi Oikawa                C44390-5

Thaís Regina Barbosa                C642AG-2

CAMPUS DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Março de 2018

SUMÁRIO

  1. Introdução
  2. CenterVale Shopping
  3. Ações Sustentáveis

3.1. Consumo de água

3.2. Reciclagem de óleo

3.3. Emissão de lixo orgânico

3.4. Descarte correto de lâmpadas, pilhas e baterias

3.5. Economia de Energia

3.6. Mobilidade Sustentável

  1.  Premiações Sustentáveis
  2. Conclusão

  1. Introdução

        O trabalho visa fortalecer os conceitos de arquitetura sustentável apresentados em sala de aula, com o foco no mercado da construção civil brasileira, que apresenta elevados índices de consumo de recursos naturais e uso de energia intensiva, gerando consideráveis impactos ambientais. Para obtenção de aperfeiçoamentos e avanços econômicos, empresas têm realizado ações indispensáveis para o progresso da sustentabilidade.

        Nesse trabalho, serão relatados atividades inovadoras em sustentabilidade realizadas pelo Shopping CenterVale, em São José dos Campos – São Paulo, considerado o maior shopping da região.

Através de pesquisas, visita ao local e definições de conceitos utilizados pela empresa, pôde-se descrever um programa focado e bem planejado que agrega ações significativas em diversas áreas, trazendo benefícios energéticos, econômicos, residuais, entre outros.

[pic 2]

Imagem fachada CenterVale Shopping.

Fonte: http://www.centervale.com.br/

  1. CenterVale Shopping

Situado em São José dos Campos, no Vale do Paraíba, o CenterVale Shopping é considerado o maior shopping da região e recebe mensalmente mais de 1 milhão e 200 mil pessoas. Com 223 lojas periodicamente renovadas, o shopping tem uma área construída de 86 mil metros quadrados e área locável de 47,2 mil, que inclui uma praça de alimentação com quase 30 restaurantes e cafés.

Dessa forma, durante o ano de 2007, com um forte senso de responsabilidade ambiental, o Shopping CenterVale iniciou suas atividades inovadoras em sustentabilidade. Com um programa focado e bem planejado, o shopping adotou ações significativas em diversas áreas.

  1. Ações Sustentáveis

3.1. Consumo de água

Com tamanha infra-estrutura e visitação, o shopping precisou investir em sistemas e equipamentos diversos, especialmente para minimizar um consumo de água inicial de 460 m³/dia utilizados principalmente nos banheiros e restaurantes.

Para minimizar o consumo de água potável, 90% do efluente gerado é tratado na estação de tratamento de efluentes e feito o reuso das águas recicladas para a rega de jardins, limpeza de pátios, banheiros e mictórios, e utilização na torre de arrefecimento.


[pic 3]

Gráfico comparativo do consumo de água potável, antes e depois do projeto de melhorias sustentáveis.

Dados: https://bfdias.com.br/2014/07/07/acoes-de-sustentabilidade-centervale-shopping/

A água, que seria normalmente descartada, passa pelo tratamento e desinfecção,e é bombeada para irrigar jardins, abastecer banheiros e para a limpeza de pátios.
O Reuso da água provem da captação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do shopping, processo todo desenvolvido pelos funcionários do shopping. Cada litro de água de reuso utilizado representa um litro de água potável conservada.

Mais do que uma solução para a economia de água, o sistema de reúso ajuda a preservar o meio ambiente. Primeiro porque o próprio reúso já é sustentável, uma vez que o sistema reutiliza água de esgoto para fins não potáveis (rega de jardins, resfriamento de ar condicionado, descarga, por exemplo). Segundo que, quando o esgoto é reutilizado, não é descartado no meio ambiente. Ele fica preso em circuito fechado dentro do local (empresas, indústrias) que o está gerando e consumindo.

"O esgoto, quando tratado e reutilizado, deixa de ser um resíduo poluidor e passa a ser um recurso hídrico extremamente valioso. Em algumas empresas, o reuso da água chega a 100% do volume de esgoto gerado. Além de diminuir a quantidade de água potável utilizada, não há descarte de esgoto nos rios", diz o engenheiro Fernando Pereira, gerente comercial da General Water, uma das principais empresas brasileiras que implanta e opera estações de tratamento. "Além disso, ao reaproveitar a sua água, as empresas disponibilizam a água da concessionária para a população do entorno", diz ele. Portanto, o sistema de reuso de água, além de reduzir o impacto ambiental, também proporciona um benefício social.

3.2. Reciclagem de óleo comestível

Cientistas, ambientalistas e técnicos das companhias de tratamento de lixo e de esgoto da cidade de São Paulo ressaltam uma conclusão sobre o descarte do óleo utilizado diariamente nas cozinhas brasileiras: hoje não existe um modo de descarte ideal para o óleo usado. Seja misturado ao lixo orgânico, seja jogado no ralo, na pia ou na privada, o produto vai custar caro ao meio ambiente.

Um retrato do que pode acontecer no caso de ir parar no esgoto está na cidade de São Paulo. O óleo que não fica retido no encanamento - fato que pode atrair pragas - é tratado e separado da água em uma das cinco Estações de Tratamento da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do estado de São Paulo). O problema é que apenas 68% do esgoto coletado na capital paulista é efetivamente tratado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)   pdf (639.6 Kb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com