TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARQUITETURA E URBANISMO SESC – PRESIDENTE ALTINO

Por:   •  22/10/2019  •  Monografia  •  3.545 Palavras (15 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE BANDEIRANTE DE SÃO PAULO

SESC - PRESIDENTE ALTINO

OSASCO

2010

ARQUITETURA E URBANISMO

SESC – PRESIDENTE ALTINO

Trabalho final de graduação apresentado à comissão julgadora da Universidade Bandeirante de São Paulo para obtenção do grau de bacharelado em arquitetura e urbanismo.

Orientador (a): Profª Cristina Ortega

OSASCO

2010

[pic 1]

Dedico este trabalho a todos aqueles que estiveram ao meu lado durante toda essa jornada. Aos meus pais que me ensinaram desde muito cedo a correr atrás dos meus objetivos, aos professores que gentilmente partilharam seus conhecimentos comigo.

AGRADECIMENTOS

Agradeço a Deus, por ter me dado forças para subir mais um degrau em minha vida.

Agradeço a minha família, que nos momentos de angústias e dificuldades sempre estiveram ao meu lado me apoiando e incentivando. A minha orientadora, Professora Cristina Ortega, pelo seu apoio, compreensão e empenho e por dividir conosco seus conhecimentos.

RESUMO

        

RIBEIRO, J. M. R.  Projeto urbanístico e arquitetônico na região de Presidente Altino. 2010, 00f. Trabalho final de graduação (TFG) Universidade Bandeirante de São Paulo, Osasco, 2010.

Neste trabalho foi desenvolvida uma pesquisa sobre a área central de Osasco, especificamente no trecho que compreende o bairro de Presidente Altino, que contribuirá para elaboração de um plano urbanístico, por meio de documentos e levantamentos históricos. Para melhor entendimento da área foi necessário o levantamento de alguns dados do local como gabarito, estado de conservação das edificações, tipos de vias, fluxo das vias, transporte público, equipamentos e mobiliário urbano, fluxo de pessoais, fluxo de veículos e levantamento das deficiências do bairro. A intenção é melhorar a infra-estrutura no bairro no que diz respeito ao esporte, cultura e lazer e utilizar de forma proveitosa o sistema viário que vem sendo subutilizado. O projeto urbano consiste em melhorar o fluxo nas vias, desativar áreas de uso industrial no bairro, retirar barreiras visuais, criar áreas de cultura, lazer e esporte para a população, melhorar o fluxo de pedestres e criar acessos do bairro para o Rio Tiête, além de melhorar o parcelamento do solo através de mudanças no zoneamento.     Neste contexto, o intuito é atrair novos empreendimentos comerciais e de serviços na Avenida Henry Ford, verticalizar de forma gradativa o bairro diminuindo a ocupação do solo e liberando o térreo das edificações. O projeto prevê melhorias significativas na infra-estrutura para atender a nova demanda na região.

Palavras-Chave:  Centro Cultura – Esporte – Lazer.

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO
  2. HISTÓRICO
  1.       PRESIDENTE ALTINO
  2.       DESENVOLVIMENTO URBANO

3              LEITURA URBANA

3.1              MAPA DE LOCALIZAÇÃO

3.2              MAPA DE DIAGNÓSTICO

3.3              DIAGNÓSTICO

3.4              Área de intervenção urbana

4              DIRETRIZES

4.1              MAPA DE DIRETRIZES

4.2              DESCRIÇÃO DAS DIRETRIZES

5             ESTUDOS DE CASO URBANOS

5.1             Brasília

5.2            Proposta vencedora – BAIRRO NOVO

5.3             Concurso Nacional de Idéias para a estruturação Urb e Paisagística

                  das Marginais dos Rios Pinheiros e Tietê

5.4             Porto Madero

5.5             Operação urbana diagonal

5.6             Operação urbana diagonal

5.7             Proposta de intervenção urbana dos arquitetos Carlos Leite de

                  Souza e Mario Biselli para o centro de Mauá -SP

6             PROPOSTA URBANA

6.1             MAPA DE PROPOSTA

6.2             DESCRIÇÃO DA PROPOSTA

  1. INTRODUÇÃO

O bairro Presidente Altino localizado no município de Osasco, dentro da região metropolitana de São Paulo.

Originário de um bairro de operários e com grande influência da colônia Armênia, tornando-se um núcleo consolidado e o segundo mais populoso na época da emancipação do município.

Ocorreu êxodo devido a expansão populacional e comercial da região central de Osasco, levando os comerciantes que habitavam o bairro para outras áreas, também devido a segregação causada pela proibição de trafego sob trilhos.

A implantação de ponte e vias de alto trafego ao redor do bairro tornou o isolado por essas barreiras viárias.

Buscando a revitalização do bairro e melhoria das condições de vida, a proposta urbanística vem com o propósito de adensar o bairro, trazendo infra-estrutura de grande porte para assim promover a procura imobiliária tanto a nível residencial, como comercial e serviços.  

Restabelecendo a malha viária, alargando avenidas, criando fluxo em áreas antes esquecidas e trazendo um terminal intermodal próximo a estação de trem, melhorando o acesso ao transporte público e permitindo um fluxo maior de pessoas.

O bairro foi repensado e setorizado, foram criados eixos comercias e de serviços, zonas estritamente residenciais e zona mista. As indústrias serão re-locadas para áreas estritamente industriais liberando a área para centros comerciais e institucionais. Para o desenvolvimento do setor habitacional a alteração do potencial construtivo vem a incentivar as construções verticalizadas através da especulação imobiliária, e trazendo moradias dignas para a população favelizadas.

Para tornar o bairro um bom lugar para se viver, foi proposto um parque linear nas áreas que margeiam o rio Tiete, criando transposições verdes que levam a integração junto ao rio. Na outra extremidade do bairro, a linha férrea será subterrânea para liberação do solo para mais uma área verde que também integrará aos bairros vizinhos através de transposições e bulevares comerciais, assim atendendo a demanda de serviços do bairro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.3 Kb)   pdf (144 Kb)   docx (21.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com