TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VIII TERMO DE ARQUITETURA E URBANISMO SESC TUPÃ

Por:   •  11/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.243 Palavras (5 Páginas)  •  592 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

[pic 2]

Propostas SESC Tupã

NOMES                                                        RA

Adrielen Seles Evangelista                                10982-7

Alessandra Custódio dos Santos                         11603-3

Marlon Guibsson da Silva Lima                        11669-6

Talita Ferreira Ceolin                                        11681-5

 

Professora: Ana Cristina da Silva Araújo e Juliana Demarchi Polidoro

Curso: Arquitetura e Urbanismo

Semestre: VIII

Disciplina: Projeto de Arquitetura e Urbanismo VI

[pic 3]

Tupã-SP

Setembro – 2015

VIII TERMO DE ARQUITETURA E URBANISMO

SESC TUPÃ

Apresentação do Projeto SESC TUPÃ do Curso de Arquitetura e Urbanismo da faculdade FACCAT, sob a orientação das Professoras Dra. Ana Cristina Silva Araújo e Juliana D. Polidoro. Como parte das exigências da disciplina de PROJETO DE ARQUITETURA E URBANISMO VI.

[pic 4]

Tupã-SP

Setembro – 2015

SUMÁRIO

1 –CONCEITO..........................................................................................04

2 –

 PARTIDO ARQUITETONICO............................................................04

3 –

MEMORIAL JUSTIFICATIVO..................................................................................05

4 –

SOLUÇÕES DE INSOLAÇÃO/ VENTILAÇÃO E

CLIMA .................................................................................................05

ANEXOS

1 – ESTUDOS PRELIMINARES DO TERRENO

2 – ORGANOGRAMA

3 – FLUXOGRAMA

4 – TABELA DE ÁREAS

5 – PROPOSTA SESC TUPÃ (IMPLANTAÇÃO TÉCNICA E HUMANIZADA)

6 - VOLUMETRIA

 

CONCEITO

SESC TUPÃ, refere-se à elaboração de um projeto que venha atender a todas as necessidades possíveis da sociedade, lazer, saúde, educação e cultura. Pois tal projeto deverá de ser pensado e executado de maneira simples e objetiva, portanto antes de fazer uma edificação desse porte, se faz necessário uma base sólida rica em estudos e pesquisas. A boa localização do terreno, sua topografia e amplo espaço nos favorece em diversos pontos, ao pensar em estacionamento subterrâneo, aproveitado sua declividade onde será necessário a retirada de terra, e o aproveitamento da iluminação natural e ventilação.  Será utilizada como elemento bloqueador dos raios solares brises em aço galvanizado, devido a sua leveza e fácil articulação para sua forma estética, compondo a fachada em vidro, a combinação do concreto armado do sistema estrutural apoiados em pilares, onde as grelhas em concreto proporcionara vãos amplos, sustentado os pavimentos e em sua volumetria.  A acessibilidade é um dos pontos chave do projeto, voltado para atender a todas as pessoas, será desenvolvidos rampas e elevadores de rápido e fácil acesso, para que a mesma proporciona conforto aos transeuntes portadores de necessidades especiais. Aproveitando a arvore existente pensamos em uma área de lazer aberta, com jardins internos, espelhos d’agua e área de lazer.

PARTIDO ARQUITETÔNICO

O partido arquitetônico adotado está estruturado pelo plano de acesso e circulação, visando o fácil acesso pelas ruas que rodeiam o terreno, sejam elas o acesso dos frequentadores até mesmo as dos funcionários e de entregas e suporte de limpeza pelas ruas ao fundo do prédio, onde possui menor fluxo de pessoas, e entrada principal dos frequentados pela via principal de acesso ao bairro. Partindo deste ponto a circulação interna ocorre através de passarelas e galerias avarandadas que envolvem as áreas do programa, principalmente as áreas de lazer e jardins, e em todos os pavimentos salas interligadas por corredores, escadarias e elevadores. Pelo teto dessas galerias se realiza o caminhamento da infraestrutura, e distribuem as redes de utilidades – eletricidade, lógica, telefonia, hidráulica, etc. No que diz respeito à distribuição funcional, procurou-se setorizá-la de forma a agregar aquelas relacionadas e evitando interferências indesejáveis de fluxos e ruídos. As áreas esportivas externas, piscina e campo de futebol, além de alojar a quadra poliesportiva, dispondo os níveis superiores à biblioteca, as oficinas e as salas educativas, e a administração com o centro odontológico. As águas pluviais das coberturas serão totalmente reaproveitadas. Após serem coletadas, serão direcionadas para o canal junto ao arrimo canalizado até o espelho d’água nos jardins. O destino final será seu tratamento e armazenamento para seu reuso. Ao usuário do Sesc será possível acompanhar todo esse processo com sentido lúdico e didático. O sistema construtivo será misto, com as estruturas principais executadas em concreto armado (pilares vigas e lajes). A estruturação da cobertura se definira pela sua praticidade e eficiência, tomando como base o conforto térmico e acústico, foi que pensamos numa cobertura em aço galvanizado e telha sanduiche, para que os mesmo se proporcionem leveza e conforto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (131.1 Kb)   docx (27.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com