TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARQUITETURA: UMA ANÁLISE HISTÓRICA DA ORIGEM AO SÉCULO XXI

Por:   •  27/11/2019  •  Projeto de pesquisa  •  3.496 Palavras (14 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 14

ARQUITETURA: UMA ANÁLISE HISTÓRICA DA ORIGEM AO SÉCULO XXI

Matheus Alves Soromenho Neto 1

Denise Simões Dupont Bernini 2

  1. INTRODUÇÃO

A história da arquitetura é estruturada por vários momentos históricos vivenciados em pelo mundo, onde tem-se observado que todo o contexto no qual a arquitetura encontra-se inserida desrespeito sobre a história da arte como uma forma ampla. A arquitetura revela-se, assim como em outras modalidades de conhecimento, como uma ciência a ser estudada, na medida que as perspectivas alcançadas baseiam-se em uma atividade revolucionária e acrescida de volumoso acervo histórico.

Por seu turno, a arte e a arquitetura estão sempre em sobreposição uma da outra, onde até mesmo se confundem a depender do momento histórico. A estética de um determinado local que é considerado como patrimônio artístico, também tem por trás todo um trabalho arquitetônico, principalmente no que tange ao objetivo da obra em revelar o que se pretendia transparecer, como por exemplo com os detalhes e, inclusive, com o projeto como um todo. Dessa forma representava, mesmo que indiretamente, os conceitos arquitetônicos e o que se busca em pilares do saber da arquitetura.

A análise da ciência e do estudo da função do arquiteto, demonstra a riqueza da arte em sentido amplo, visto que é decorrente dela que o beneficiário e visualizador de determinado trabalho consegue alcançar a imaginação e o objetivo em que o profissional tinha o desejo de demonstrar com seu trabalho. Sendo assim, principalmente por essa razão, a profissão do arquiteto historicamente tem apresentado relevante função na sociedade.

A análise da história do arquiteto demonstra a importância de todo o emaranhado evolutivo do ser humano como modificador de suas próprias escolhas e da sua[pic 1]

1        Graduando em Arquitetura e Urbanismo na Faculdade Multivix Vitória/ES;

2        Professor orientador da Faculdade Multivix Vitória/ES;

capacidade de criar e se reinventar, onde sob uma ótica evolucional a arquitetura se passa desde os tijolos antigos feitos de forma artesanal com barro seco até o moderno concreto armado, ou também nos casos de cavernas no tempo da pré- história até os atuais e famosos arranha-céus, corroborando então a grande revolução arquitetônica ocorrida em todo o mundo.

  1. JUSTIFICATIVA DO TEMA

A pesquisa sobre toda a história da arquitetura como profissão tem o condão de motivar o estudo sobre os indícios em que levaram ao alcance da sofisticação alcançada em grandes obras contemporâneas. A identificação da base que era utilizada desde a pré-história com a arquitetura neolítica, transcorrendo pela antiguidade e pelo renascimento, sinalizam que até os dias atuais utiliza-se traços  de evolução da arte arquitetônica, onde demonstram as medidas tomadas, bem como evidenciam a abordagem do conhecimento sobre esses respectivos movimentos, levando o estudo ao conhecimento minucioso do campo histórico da arquitetura.

  1. DELIMITAÇÃO DO TEMA

O estudo histórico dos métodos utilizados na arquitetura transcorrerá entre toda a história retratada em livros e revistas, ao qual apesar de não haver um momento específico que foi elaborado as primeiras obras de arte arquitetônicas, tem-se todas as evidências de preocupação da arte na arquitetura, mesmo quando esta não existia expressamente. O estudo discorrerá sobre todos os registros de movimentos arquitetônicos, abordando os marcos mais importantes na histórica da arquitetura, principalmente as que são notáveis no dia a dia, como em locais históricos e artísticos, demonstrando a relevância dessa evolução nos projetos desenvolvidos atualmente.

  1. PROBLEMÁTICA

A arquitetura é uma modalidade de estudo científica, ao qual apresenta-se como  arte e como forma de reflexo do ser humano na formação do conhecimento e das

várias formas de construir, onde um elabora um projeto com profissionalismo e competência. A história percorrida pela profissão, demonstram-se consequências  em que a história é utilizada na elaboração de um trabalho ao se projetar uma obra, eis que as atividades desenvolvidas através dos movimentos antigos foram de grande relevância para a construção de todo o acervo da arquitetura.

Atualmente, a pauta que se descobre é a forma de fazer uso de um projeto contemporâneo e adaptado as necessidades de todo os objetivos em que a sociedade almeja, como por exemplos com fontes sustentáveis para uma melhor qualidade de vida, proporcionando acesso a todas as pessoas, com a consequente acessibilidade ao trabalho ali desenvolvido. O acervo histórico da atividade descreve exatamente a preocupação em se utilizar de meios que não fossem prejudiciais ao meio ambiente para construção, visto que o ser humano faz parte do contexto natural da arquitetura e da arte, o que deve ainda ser resgatado nas construções atuais para preservação da qualidade de vida sadia.

  1. OBJETIVO GERAL

Este projeto visa demonstrar a importância do estudo histórico da arquitetura, como meio de eficácia na construção de obras e edifícios com sofisticação, pensando em um meio ambiente sustentável e que transmita a necessidade de se analisar que as formas utilizadas atualmente possuem bases primordiais em que a história proporciona o conhecimento da ciência da arquitetura.

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Conceituar arquitetura.
  • Caracterizar os tipos de arquitetura desenvolvidos durante os anos.
  • Relatar a evolução da arquitetura como arte e profissão.
  1. METODOLOGIA

No presente, será estabelecida uma natureza disciplinar básica, eis que o se busca como meta e/ou finalidade o preenchimento dos espaços de conhecimento. Acerca

da pesquisa básica estratégica, segundo o entendimento de Antônio Carlos Gil, são as “Pesquisas voltadas à aquisição de novos conhecimentos direcionados a amplas áreas com vistas à solução de reconhecidos problemas práticos” (GIL, 2018, p. 25).

Neste sentido, os propósitos gerais do estudo é fazer com que o tema debatido seja encarado com familiaridade, sendo que a história perpetrada passa por um viés de bibliografias e estudos aplicados. Com isso, segundo o entendimento de Antônio Carlos Gil, o incentivo é criar propostas de formas variadas, com seus aspectos e características, de forma ampla (GIL, 2018). Ademais, como bem explana Eva Maria Lakatos e Marina de Andrade Marconi, a pesquisa não pode apenas indicar dados e apresentar estatísticas sem que seja agregado a ela uma estrutura de desenvolvimento do conteúdo que foi abordado e empregado no caso estudado (LAKATOS, MARCONI, 2017).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.9 Kb)   pdf (137.5 Kb)   docx (22.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com