TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS CONDIÇÕES AMBIENTAIS

Por:   •  15/5/2020  •  Projeto de pesquisa  •  256 Palavras (2 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 2
  1. condições ambientais

O estudo das condições de insolação refere-se ao conforto térmico e à incidência de radiação solar que a edificação receberá para que se tenha a melhor disposição dos ambientes da edificação.

O conforto, de um modo geral, pode ser entendido como comodidade, alívio, bem-estar, estado de satisfação física ou moral, consolo. Existem vários conceitos e requisitos sobre o conforto que podem variar de acordo com o tempo e o espaço, a cultura, o clima e as áreas de interesse.

A Arquitetura tem como uma de suas funções fornecer meios para elaboração de abrigo ao homem e atender suas exigências de conforto, no qual o conforto térmico está inserido. A necessidade humana de manter seu organismo em funcionamento adequado se deve, em boa parte, a manutenção do seu equilíbrio térmico. Assim, a Arquitetura deve proporcionar condições adequadas ao conforto térmico humano no interior das construções, independentemente da situação externa. (FROTA e SCHIFFER, 2001)

Nesse estudo levou-se em consideração a posição do sol em relação à construção em determinadas horas do dia e em estações diferentes, com essas orientações foi possível determinar quais fachadas receberão mais luz solar em qualquer horário do dia, adaptando-se, dentro do possível, para se obter os melhores posicionamentos em relação ao sol.

O projeto foi orientado para atender a posição do terreno, a vegetação do bairro e as edificações vizinhas, tornando uma solução arquitetônica eficiente. Dessa forma, os moradores terão uma economia na iluminação, no uso de ar-condicionado e com todos os outros fatores causados devido ao local não possuir conforto térmico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (31.5 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com