TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS DIRETRIZES DO PLANO DE ZONEAMENTO

Por:   •  25/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  408 Palavras (2 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 2

DIRETRIZES DO PLANO DE ZONEAMENTO

Foram analisados os mapas de zoneamento vigente atual e o de propostas futuras, além das diretrizes do plano diretor, que é a base para toda lei, programa ou projeto urbanístico seja compatível com essas diretrizes.

As zonas residenciais foram todas definidas como de baixa densidade (ZRBD), com exceção da Aldeia da Serra, que ficou definida como zona residencial de média densidade (ZRMD), com a criação de uma nova via que liga o centro histórico até a parte superior da fazendinha, foi implantado em uma pequena parte dela a zona predominantemente industrial (ZPI) e a de uso diversificado (ZUD), já no cento histórico, ficou definido como zona de uso misto 2 (ZUM 2), diferente da zona de uso misto dos bairros de Ipanema / Bela vista e Alphaville (ZUM 1), pois as atividades que acontecem em uma área é diferente da outra, já a zona especial de mineração (ZEM) mantivemos só a que fica localizada em Itapoã / Poupança e retiramos as que ficavam localizadas em Sitío Morro / Lageado e Constran, e em seus lugares implantamos uma área verde, e por fim mantivemos a zona de uso sanitário (ZUS) localizada no mesmo lugar.

Além de rever pontos importantes do zoneamento atual, seguimos orientações que nortearam todas as regras contidas no plano, elas expressão decisões fundamentais sobre a concepção da cidade pressuposta no plano. Temos, portanto, uma proposta de incentivar a construção de habitação de interesse social (HIS) que é uma das diretrizes, regulamos essa construção especificamente na Zeis 2, já a Zeis 1 são as quais podem ser feitas intervenções de recuperação urbanística, regularização fundiária, produção e manutenção de habitações de interesse social.

Na área de estruturação metropolitana definida no mapa de macroáreas, foi definida como zona mista e de uso diversificado, neste mapa de zoneamento, pois o conjunto de diretrizes do PDE expressa um modelo determinado de cidade.

O PDE estabeleceu limites claros para o gabarito nas Macroáreas de Estruturação e Qualificação Urbanas. A lógica adotada na proposta de zoneamento prevê mais unidades habitacionais e o adensamento nesses eixos e limitar o gabarito nas demais áreas, portanto, pretende adensar onde há mais infraestrutura consolidada.

Já nas áreas de proteção ambiental o objetivo é controlar a utilização do solo e definir atividades permitidas nela, como, parques ecológicos, áreas de refúgios silvestres, entre outros, buscando o desenvolvimento integrado a proteção ambiental. Foram definidos os critérios dispostos na legenda para cada tipo de Zona de proteção ambiental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (42.6 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com