TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS IDEIAS PARA ADIAR O FIM DO MUNDO (AILTON KRENAK)

Por:   •  9/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  469 Palavras (2 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

ARQUITETURA E URBANIZAÇÃO CONTEMPORÂNEAS

INGRID GIANCOTTI

IDEIAS PARA ADIAR O FIM DO MUNDO (AILTON KRENAK)

        No texto “Ideias para adiar o fim do mundo “, o autor faz uma provocação a partir da reflexão sobre o falso mito da sustentabilidade, comandado e inventado pelas corporações. Também chama atenção acerca da exploração entre sociedade e natureza e seus processos de produção, consumos e acumulo de capital, que com o passar do tempo estão destruindo cada vez mais nosso planeta.

           Primeiramente, Krenak apresenta uma critica acerca da humanidade, questionando este conceito criado pelas instituições ocidentais que fazem a homogeneização das pessoas negando suas diversidades. Ele afirma que não se pode negar a diferença entre as pessoas, considerando-as iguais como seres humanos, e é esta homogeneização faz com que as pessoas passem a ser consumidores e não cidadãs.

           O autor também apresenta no texto a visão que os brancos europeus tinham sobre os indígenas, onde os indígenas eram vistos como uma humanidade obscura que necessitava ser civilizada. Além disso, faz uma crítica as grandes instituições afirmando que quando se trata da exploração mineral, essas instituições se preocupam apenas em deixar áreas ou pedaços do planeta preservados, como pequenas amostras da terra que ainda não foram consumidas.

           Krenak também aborta o vínculo que os indígenas possuem com a natureza. Na visão indígena a natureza é vista como parte da família, portanto as montanhas, pedras, árvores e rios são tratados como pessoas e todo o recurso retirado dela é com respeito. Dessa forma, o fato de as corporações adentrarem nos territórios indígenas para usufruírem dos recursos naturais de forma “irracional” é considerado uma grande audácia e desrespeito.

           Ao decorrer do texto, o autor afirma que o processo civilizatório faz com que as pessoas se afastem da “mãe” Terra, e isso acaba as impedindo de usufruir da verdadeira cidadania. Além disso, diz que os antepassados indígenas utilizaram de suas criatividades para resistir ao processo de civilização e fazerem parte da “humanidade”, e com isso vivem hoje entre suas diversas etnias e línguas diferentes e seguem lutando aos processos de ocupação e destruição.

           Portanto, as provocações feitas por Krenak ao longo do texto nos faz repensar que tipo de desenvolvimento socioeconômico e sustentável queremos para o nosso planeta. A visão que os indígenas possuem sobre a Terra é a mesma visão que tinham seus antepassados em relação a natureza e a Terra, e é esta visão que eles desejam repassar para as futuras gerações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (48.1 Kb)   docx (294.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com