TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acupuntura Urbana

Por:   •  3/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  332 Palavras (2 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 2

Fichamento 4 - Acupuntura Urbana (mesa redonda)

Acupuntura Urbana

O livro passa por diversos lugares, praças, ruas, avenidas.... Os textos são curtos, como as agulhadas que ele propõe para melhorar as cidades. Jaime da ideias de ações que trazem de volta a vida aos centros atingidos. Ele dá exemplos de Curitiba, como a Ópera de Arame, um espaço cultural construído no lugar de uma antiga pedreira. Um outro exemplo muito grandioso, ocupação de terrenos baldios “Muito dos grandes problemas urbanos ocorrem por falta de continuidade. O vazio de uma região sem atividade ou sem moradia pode se somar ao vazio dos terrenos baldios. Preenchê-los seria boa acupuntura” diz Jaime.

Lerner atenta para o fato de que a revitalização, a transformação a “cura” via acupuntura, da cidade não vem somente com obras, mas também da criação de novos costumes pela população, trazendo nova dinâmica ao lugar, assim como da recuperação de sua memória, sua identidade. Pequenas modificações, os pequenos detalhes contribuem para o bem-estar da população. O autor enfatiza o papel das pessoas na cidade, de cidadãos que contribuem para a criação de um lugar mais agradável, isso está relacionado a forma como se percebe o local e aí também a música tem papel importante quando canta a cidade e faz quem a escuta viajar até ela. Se a música tem o poder de lembrar ao lugar, também os cheiros, os ruídos próprios de cada espaço têm o caráter de trazer identidade.

No fim, o que Jaime incentiva é que o cidadão conheça a cidade em que vive, relacione-se com ela. Como ele mesmo diz “uma boa acupuntura urbana seria provocar o conhecimento de cada um sobre a sua cidade” e também “dificilmente alguém respeita o que não conhece”. E parando para pensar, quantas pessoas conhecem de fato a cidade onde vivem? É preciso antes de tudo ter um olhar diferente com a nossa própria cidade e com isso, podemos fazer alguma diferença, nem que pequena aos nossos olhos, pois ela pode ser grandiosa em longo prazo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (29 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com