TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Crítica Arquitetura

Resenha: Análise Crítica Arquitetura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  Resenha  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 2

A seguir levantar-se-ão alguns pontos da arquitetura como: o estudo sobre as críticas, mistura de estilos, tecnologia e a falta de identidade de alguns projetos. Veremos que todo o mencionado vem em uma linha do tempo de muitos prós e contras constatados por alguns críticos.

Há alguns anos um crítico relatou, em umas de suas análises, que em nosso país não havia arquitetos e jornalistas avaliadores sobre o ramo da arquitetura. Implantou uma agregação ao seu pensamento utilizando-se da opinião de alguns arquitetos nos quais colocaram certos pontos de vistas em relação ao assunto.

Nas reportagens feitas pela “Revista Veja”, constatam-se belíssimas críticas em relação ao estilo pós-moderno, fazendo com que arquitetos deixassem de aderir projetos, ou preferindo que estes fossem executados em condomínios fechados, para “esconder” a obra. Isso se deu pelo motivo de seus clientes pedirem/exigirem uma mistura de estilos mirabolantes criando uma proposta sem harmonia e sem identidade alguma. O mesmo ocorreu a partir da década de 90, quando investidores bilionários (principalmente de Las Vegas) começaram a fazer aplicações altíssimas em imitações de obras já prontas, de vários pontos turísticos do mundo, tentando atrair mais visitantes e buscando ganhar uma identidade em um lugar totalmente diferente.

Em decorrência da continuação temporária, não poderíamos deixar de falar sobre tecnologia. Há muitos anos surgiram diversos softwares para facilitar o processo de um projeto, mas, vieram também, divergências sobre isso. Alguns chegaram a pensar que seria uma fórmula mágica para projetar, e evidentemente surgiu outro tema muito debatido no neste ramo: as cópias. Vários arquitetos insistem em dizer que é uma tradição, porém em contraposição críticos dizem que devemos sim ter tradição dentro da arquitetura, mas devemos também inovar, desde projetos até materiais e sistemas construtivos.

Levando-se em conta o que foi observado, percebemos que falta apoio da mídia crítica para que nossa área seja mais valorizada e entendida pelos leigos. Ainda, exigindo maior respeito e aceitação de críticas construtivas feitas de um arquiteto a outro. Conclui-se também, que investimentos estrondosos decorrentes de clientes exigentes fizeram com que a arquitetura formasse uma salada de estilos não harmônicos e sem qualquer identidade, ficando parada no tempo por algumas décadas. Diante o exposto, vê-se que a tecnologia e a arquitetura hoje deverão caminhar lado a lado, uma complementando a outra e agilizando o processo, e não tentando substituí-las.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com