TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Geral do Bairro Araponguinhas

Por:   •  30/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  607 Palavras (3 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 3

Análise

O Bairro Araponguinhas, conhecido como um bairro marginalizado do município de Timbó - SC, foi nosso objeto de análise para resolver a problemática de como fazer que os moradores se sintam orgulhosos do lugar em que moram. Para isto, foram realizadas entrevistas diretamente com os moradores, estudos com base no mapa do bairro e coleta de dados pela tabela F.O.FA.

Apesar de o bairro carecer de várias soluções, é notável que há forças que mantém o sentimento de pertencimento dos moradores. A educação pública, muito elogiada conforme as entrevistas realizadas, é um grande estímulo aos moradores, assim como o posto de saúde e a rodoviária há pouca distância. A área faz parte de uma zona mista, há moradias e comércio, o que facilitaria o deslocamento das pessoas casa-trabalho, porém ainda há falta de infraestrutura adequada para realizar este trajeto. Uma oportunidade de acrescentar qualidade de vida aos moradores seria a descentralização do bairro, encurtando os trajetos e tornando as ruas mais vivas. Além disso, o bairro em sua maioria é composto por pessoas jovens, possui um grande potencial empreendedor gerando empregos – tanto dentro da área para comércios menores, quanto por oportunidade de emprego nas grandes fábricas do bairro vizinho industrial.

A falta de área de lazer e local seguro para os moradores interagirem foi algo mencionado tanto em conversa com moradores, quanto mapeado na análise. Este é um fator que poderia acrescentar qualidade de vida e sentimento de pertencimento, o que tornaria a rua um local seguro, transitável e adensado. Além disso, poderia ser um estímulo aos jovens viventes ali, já que uma parte destes convive com o tráfico de drogas pelo tempo ocioso. Um destaque é que a região possui diversas áreas livres podendo ser futuramente explorada e acentuada nestes aspectos. Além disso, trata-se de um bairro muito acolhedor com moradores de diversas etnias, mas poderia ser ainda mais unido se houvesse uma associação de moradores física para solucionar problemas em geral da população.

O futuro anel viário pode gerar duas vertentes opostas: uma delas serve como diretriz para a instalação de comércios, já que com o aumento do fluxo há maior adensamento de pessoas na área. A outra se dá pelo fato de diminuir a segurança do local, já que não há infraestrutura para atender esta demanda de fluxo, além de poder causar desconforto à população.

Os moradores buscam o melhor para seu bairro, mas a representatividade política não se faz presente e até mesmo inexiste. As pessoas não representadas possuem a percepção desta falta de voz ativa, onde por meio da visão deturpada de pessoas de fora que visualizam um bairro marginalizado, questionam-se o que é verdade ou não esta análise pré-julgatória. A falta de infraestrutura é um elemento perceptivo, elemento que para boa parte das pessoas entrevistadas poderia ser a pavimentação de algumas ruas, o que mudaria alguns conceitos do bairro. Seria então a solução mais convencional para afirmarmos que esta área dotada de infraestrutura adequada tornaria a paisagem mais agradável? A falta de infraestrutura não pode ser deixada de lado sem consideração, cabe então entender se estes são os aspectos pelos quais as pessoas carecem, como talvez possa ser o simples fato do bairro não ter findado seu processo de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (38.8 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com