TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Parque Cedral - Presidente Prudente

Por:   •  2/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  610 Palavras (3 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 3

No Parque Cedral de Presidente Prudente existe um Parque, linear, com aproximadamente 600 metros de extensão, fica localizado na parte mais baixa do Bairro, ao lado do Horto Florestal de Presidente Prudente, mesmo local onde fica localizada a sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente,
esse parque faz um paralelo com o Córrego do Veado.

O Parque conta com um campinho de futebol de areia, uma academia de longevidade, um parque infantil, uma pista de caminhada bem ampla que se desenha por todo o terreno do parque. O Parque é utilizado por adolescentes, muitos deles usuários de entorpecentes, outros usam o local para recrear com pipas. Esse Parque existe a mais ou menos 5 anos, antes disso era um fundo de vale, o córrego do veado sequer era canalizado.

O Cedral é um bairro onde tem muitas igrejas, em sua maioria religiões cristãs, onde tem uma concentração maior de pessoas nessas no período noturno. Conta com um Posto de Saúde, localizado ao centro do bairro onde recebe um número grande de pessoas, moradores do bairro e também de bairros vizinhos, a concentração maior de pessoas é no período da tarde. A Escola primária que fica localizada ao lado do Posto de Saúde, recebe alunos de bairros vizinhos também, a concentração maior de pessoas nela é no período da manhã e tarde.

O Espaço mais utilizado para socialização dos moradores em diferentes horários, pessoas e classes sociais fica no Parque do Bairro vizinho, Jequitibás, é um Parque linear também, com aproximadamente 800 metros de extensão, porém, melhor localizado que o Parque do Cedral, também conta com uma variedade maior de equipamentos, como pista de skate, quiosques, vários campos de futebol, quadra coberta, pista para caminhada.

O Bairro apesar de ser bem miscigenado, com o tempo foi dividido em 3 classes, divididas pela altitude em que está estacionado os lotes, sendo classe baixa, média e média alta, isso teve impacto direto no uso dos espaços públicos. Com uma especulação imobiliária é possível ver bem essa diferença, terrenos na parte baixa do bairro chega a ter um preço 60% menor do que a parte mais alta do bairro, isso teve impacto direto na forma como os moradores utilizam os espaços públicos. Por exemplo, o Parque do Cedral localizado da parte mais baixa do bairro é muito utilizado pela classe baixa, moradores próximos, enquanto os moradores de classe média e média alta do bairro utilizam o Parque do Jequitibás.

Tem diversos comércios, como Mercados, Padarias, Lojas de Roupas, Conveniência, e outros onde acontecem grande parte das interações sociais. Por exemplo, tem um comércio local, o Garagem Bar, onde o fluxo de pessoas no período noturno é muito grande, pois eles não recebem apenas pessoas do bairro, mas também de toda a cidade. O Hipermercado Maxi e o Godoy Palace Hotel localizado na parte alta do bairro, recebe um número grande de pessoas da cidade e também da região.

Os moradores são bem próximos, muitos se conhecem, muitos deles são moradores bem antigos, por se tratar de um bairro muito bem arborizado, em dias de calor os moradores colocam as cadeiras na calçada, esse tipo de comportamento é presente nas 3 classes do bairro, apesar do bairro ser dividido por classes, todos descrevem o bairro como sendo sossegado, seguro e tranquilo. Um comportamento não comum nos dias atuais, onde um vai tomar café na casa do outro é presente nesse bairro, moradores atenciosos, é como uma grande família, um bairro bem convidativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (41.3 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com