TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE PRESIDENTE PRUDENTE CURSO DE PSICOLOGIA

Por:   •  16/11/2018  •  Bibliografia  •  703 Palavras (3 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE PRESIDENTE PRUDENTE

CURSO DE PSICOLOGIA

BIOGRAFIA DE LACAN

[pic 2]

                [pic 3]

Presidente Prudente - SP

2018

JACQUES-MARIE ÉMILE LACAN (1901-1981)

Em Paris no dia 13 de abril de 1901 nascia Jacques Marie Emile Lacan, era o primogênito e teve três irmãos (Madeleine, Raymond e Marc-François). Lacan pertencia a uma família católica, burgueses de origem provinciana.

O pai de Lacan era Alfred Lacan, que não buscava se ocupar de assuntos intelectuais. Já a sua mãe, Emile Baudry era o oposto de Alfred, buscou proporcionar ao filho conhecimentos sobre assuntos cristã e também misticismo.

Lacan não renega a cultura que recebeu de sua mãe, porém abandona toda a crença em Deus e corta vínculos na prática cristã. Isso fica marcado pela decisão de não mais usar o nome Marie ligado a Jacques, pois o nome Marie foi lhe dado em alusão a virgem Maria.

Lacan frequentou o Colégio Stanislas, ao qual era dirigido por Jesuítas. Sempre se destacou no colégio. Após romper com o catolicismo, ele passa a se dedicar à vanguarda literária.

No ano de 1919 Lacan matricula-se na faculdade de medicina, e no ano seguinte inicia-se o curso. Em suas horas vagas, Lacan se dedicava estudar literatura e filosofia. No ano de 1926 especializou-se em psiquiatria. Podemos dizer que Lacan é um autor polemico, é discutido e criticado entre muitos, mas também é admirado. Para alguns teóricos é visto como o maior psicanalista depois de Freud, ou até mesmo se iguala a ele em potencial, para os seus críticos a teoria de Lacan é um retrocesso da psicanalise. Contudo, podemos dizer que a teoria lacaniana jamais passara despercebida entre os teóricos.

Entre os anos de 1928 e 1929, Lacan presta serviços como interno no serviço de enfermaria especial da delegacia de policial, ao qual era dirigida por Clérambault. No ano de 1929 e 1930 trabalha no Instituto de Psiquiatria e de Profilaxia Mental do Hospital Henhi-Roussele. No ano de 1931 após atender Marguerite Pantaine, que recentemente havia tentado assassinar a atriz Huguette Dflos, escreve uma monografia que estão no início de sua tese do Doutorado. Em 1932 inicia sua análise com Rudolf Loenstein, essa filiação durou cerca de seis anos, sendo rompida após um desentendimento entre os mesmos. Em 1934 Lacan casa-se com Marie Louise Blondin com quem tem três filhos: Caroline, Thibault e Sybille. Neste mesmo ano decide voltar-se para a psicanalise, associando-se a sociedade psicanalítica de Paris (SPP). No ano de 1938 é eleito o membro titular.

Em 1951, Lacan inicia seus Seminários, uma série de apresentações orais que foram reunidas mais tarde em livros. Lacan causa bastante alvoroço devido seu modo de analise, por não seguir as regras em vigor. Ele interrompia as sessões a seu gosto, recebia pessoas a qualquer hora, ficava um período maior com um cliente em um dia, e nos outros dez minutos. A técnica lacaniana é vista com maus olhos. No ano de 1951, a comissão de ensino exige que Lacan siga as regras em vigor, e se alinhe com o que é exigido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (114.4 Kb)   docx (64.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com