TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Urbana Resenha

Por:   •  17/4/2020  •  Resenha  •  1.056 Palavras (5 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 5

As pessoas em sua individualidade mesmo que difícil aparição produz uma imagem.

De acordo com o autor as cidades podem ser classificadas de acordo com cindo elementos: limites, bairros, cruzamentos e pontos marcantes.

  • Vias – São canais de circulação onde as pessoas se locomovem de forma usual no dia a dia, ocasional ou potencial. Podendo ser ruas, alamedas, linhas de trânsito, canais, ferrovias. Cada uma com sua característica específica, faixas de construção, textura de do pavimento, quantidade de vegetação se há próximos rio ou riachos.

Fig. 01 – Avenida Presidente Vargas

  • Limites – São elementos lineares que são de difícil percepção dos habitantes. São fronteiras existentes que dividem cidade ou determinado espaço urbano em um ou vários espaços. Por exemplo: praias, lagos, margem de rios, ferrovias, construções, paredes e muros.

[pic 1]

Fig. 02 – Alguns tipos de limites Rio de Janeiro

  • Bairros – São regiões médias ou grandes de espaço urbano, tento como uma das características extensão bidimensional e com outras características quando seus habitantes se adentram, identificando-se tanto na parte interna do bairro quanto na parte externa. Mesmo bairros com características bem definidas algumas incertas podem tornar as vezes saber o limite de um bairro para o outro.

[pic 2]

Fig. 03 – Limites de bairros Rio de Janeiro

  • Cruzamentos – São pontos, lugares estratégicos de uma cidade através dos quais o observador pode entrar. Podendo ser junções, locais de interrupções do transporte um cruzamento ou convergência de vias. Alguns deles irradia influência do qual são símbolo. Alguns são tão conhecidos que mesmo a pessoa não a tendo visitado pessoalmente e capaz de identificar onde ela se encontra.

[pic 3]

Fig. 04 – Museu do Amanhã

  • Elementos Marcantes – São outro tipo de referência, porém, nesse caso trata-se de exteriores ao observador. Tendo como características por um objeto físico de fácil percepção: edifício, sinal, loja ou montanha. Alguns elementos marcantes são implantados para serem vistos de diversos ângulos e distancias diferentes ou para compor uma imagem diferente.

[pic 4]

Fig. 05 – Teatro Municpal

Conceito de Paisagem Urbana de Gordon Cullen

Pela simplicidade de acordo com Cullen, a paisagem urbana torna-se arte com a coerência e organização de ambientes e edifícios, ruas e espaços que fazem deles um ambiente urbano.

Na introdução Cullen nos mostra como há algum tempo estamos projetando mais e mais espações urbanos simplesmente com regras e itens e itens friamente ditos como regras impostas no espaço urbano como um jogo. Não é como uma receita de bolo pronto ao qual seguimos friamente nos esquecendo de que certas características podem impor diferentes resultados.

Vemos nos dias de hoje uma urbanização fria e imposta e não humanizadas de vários espaços, é válida a importância que damos a todos os itens urbanísticos, porém devemos fazer ambiente mais humanos e vivos para todos em harmonia.

Cullen nos dá também alguns caminhos que podemos seguir como exemplo como decompor o ambiente primeiro nos dizendo que é mais difícil lutar por mudanças coletivo do que mudanças particulares através da divisão exemplo o ecologista lutará por parques nacionais, os municípios pelas zonas verdes e as entidade competentes pela conservação do patrimônio. A segunda passa de um modo geral ao um escalonamento de tempo desses aspectos, mas poderá algumas mudanças estará sujeita como desagradável em alguns casos.

Análise e relatório

Santíssimo atualmente passa por um período de um aumento crescente na construção e população de forma desordenada principalmente em suas encostas. Não só Santíssimo, mas em muitos bairros de todo o Brasil.

Dito isso Santíssimo é cortada por várias vias importantes do Rio de Janeiro, uma delas a o antigo caminha Imperial de Santa Cruz, hoje chamada de Avenida de Santa Cruz ou só Avenida Santa Cruz, temos uma das principais ou senão a principal do bairro a famosa Estrada da Posse que liga nos liga ao centro de Campo Grande. Temos também não menos importante ou outra via importante ao qual poderemos chegar ao nosso bairro que é a Avenida Brasil. Cortam nosso bairro a Estrada dos Sete Riachos, Estrada dos Coqueiros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (960.9 Kb)   docx (850.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com