TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Texto A Paisagem Urbana

Por:   •  23/11/2015  •  Resenha  •  408 Palavras (2 Páginas)  •  2.363 Visualizações

Página 1 de 2

Carlos, Ana Fani Alessandri. A Paisagem Urbana In: A CIDADE, 8, ed, - São Paulo: Contexto, 2005. 

Jessica Lange de Sousa Azevedo*

A Paisagem Urbana
                                                                           Ana Fani Alessandri Carlos¹.

Ana Fani Alessandri Carlos¹ professora titular do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Possui Graduação e Licenciatura em Geografia, título de Mestrado, Doutorado e Livre-Docência em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo. Suas pesquisas são voltadas para os seguintes temas espaco, cidade, cotidiano, metrópole, geografia urbana, teoria e método, com a perspectiva de construção de uma "Metageografia”.  Escreveu o livro A CIDADE, onde se encontra o texto A paisagem urbana.

O texto mostra que a paisagem urbana aparece como algo “instantâneo”, algo percebido rapidamente. Na primeira percepção vemos prédios, casas,bairros, ruas e o “ir e vir” de pessoas e carros. E podemos perceber também que essas construções não são iguais, existem uns mais novos e outros velhos, o tempo estar impregnado na paisagem. A paisagem urbana ela é mais que apenas um produto da historia, ela é a própria historia. Para a autora o “instantâneo” não é estático aos olhos do pesquisador, pois mostra um movimento de vida, paisagem humana, histórica e social, sustentada pelo trabalho da sociedade.  

Compreende-se que a historia da paisagem urbana estar longe de ter um fim, o trabalho acumulado ao longo de uma série de gerações, que se modifica dia após dia, em partes cada vez mais significativas do espaço urbano. A autora foi feliz na abordagem do tema, deixou sua ideia clara e bem colocada, tendo como pontos chaves do seu texto o dinamismo, percepção, tempo (dimensão) e contradições ao falar das diferenças de “velho” “novo” “rico” “pobre”.

(*) Aluna da Universidade Estadual do Ceará. Curso Geografia Bacharelado 5º semestre.

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE

CENTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA - CCT

CURSO DE GEOGRAFIA (BACHARELADO)

        DISCIPLINA GEOGRAFIA URBANA

PROFESSOR GLAUCIANA ALVES TELES

Jessica Lange de Sousa Azevedo

Resenha do Texto
A PAISAGEM URBANA

Fortaleza
2015

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (104.9 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com