TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Urbanística e de desenho urbano

Por:   •  15/4/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  628 Palavras (3 Páginas)  •  475 Visualizações

Página 1 de 3

Conceitos e metodologias de análise urbanística e de desenho urbano (modelos progressista e culturalista de intervenção urbana). A escala e estrutura de bairro, sua relação com o entorno e sua inserção no contexto da cidade. Intervenção urbana em um bairro da cidade de com ênfase à reorganização espacial através de modificações em sua estrutura urbana (uso e ocupação do solo, sistema viário básico, infraestrutura e equipamentos comunitários).

OBJETIVO

Elaborar proposta de reorganização espacial para uma determinada área ou bairro, considerando a inserção da área na dinâmica social, espacial e no planejamento urbano da cidade.

Analisar e compreender a escala e estrutura do bairro, sua relação com o entorno e sua inserção no contexto da cidade;

Incorporar os conceitos e metodologias apresentados durante o curso, nas propostas apresentadas à área de estudo.

COMPETÊNICAS E HABILIDADES

· Compreender os conceitos e metodologias de intervenção na escala urbana e o conceito de unidade de vizinhança;

· Caracterizar o planejamento de bairros identificando as escalas, os instrumentos, e os elementos morfológicos que devem ser considerados nas intervenções urbanísticas;

· Relacionar os conceitos de plano de bairro e plano diretor urbano/metropolitano, bem como aquelas existentes entre o plano bairro e o desenho urbano;

· Formular proposta de macro estruturação espacial de uma área, contendo diretrizes referentes às centralidades, áreas residenciais, sistema viário, espaços verdes e de lazer;

· Elaborar proposta de redesenho urbano para um bairro da cidade.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UNIDADE I

TEMA 1:Conceitos, importância e conteúdos do planejamento e do desenho urbano na escala do bairro. As metodologias do planejamento e do desenho urbano na escala do bairro.

TEMA 2: Análise e Diagnóstico de uma área da Cidade: Análise da inserção da área nos contextos urbano/metropolitano. Levantamento de dados secundários sobre a área. Pesquisas de campo. Processamento dos dados e mapeamentos. Análise e diagnóstico da área objeto de intervenção.

UNIDADE II

TEMA 3: Proposta de reorganização espacial da área estudada: Centralidades. Unidades de vizinhança. Hierarquia viária. Áreas verdes e de lazer. Indicação de segmentos espaciais prioritários para intervenção urbanística.

AVALIAÇÃO

1ª Avaliação (02/04/2018) – Prova sobre o conteúdo teórico (4 pontos); (16/04/2018) - SEMINÁRIO para apresentação do levantamento de campo (6 pontos).

2ª Avaliação (04/06/2018) – Entrega final de todas as etapas do projeto urbanístico (10 pontos).

2ª Chamada (18/06/20180 – apenas para quem não realizou a prova na 1ª avaliação (4 pontos).

Prova Final (25/06/2018).

REFERÊNCIAS BÁSICAS

BENTLEY, Yan et al, Entornos vitales: hacia um diseño urbano y arquitectonico más humano. Barcelona: Gustavo Gili. 1999. (711.4 B477e)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (48.9 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com