TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento: Desenho Urbano

Por:   •  14/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  758 Palavras (4 Páginas)  •  1.176 Visualizações

Página 1 de 4

LIVRO/TEXTO

Desenho Urbano. Porto Alegre, Bookman, 2012 Cap. 1 e Cap. 2.

ÉPOCA E ORIGEM DO LIVRO E DO (S) AUTOR (ES)

Desenho Urbano – Porto Alegre, Bookman, 2012.

Tim Waterman

Estudou arquitetura paisagística na Universidade de Idaho, nos Estados Unidos, e é Mestre em Arquitetura Paisagística pela Rhode Island School of Design.

Seu principal interesse é o urbanismo, especialmente a maneira como os indivíduos usam sua imaginação para formar uma imagem abrangente da cidade. Morou em diversas partes dos Estados Unidos e da Europa, o que foi decisivo em sua paixão pelas paisagens. Hoje vive e trabalha em Londres, onde tem atuado em projetos de grande escala e em planos diretores estratégicos. Leciona arquitetura paisagística e urbanismo na Writtle School of Design.

Ed Wall

Arquiteto paisagista e desenhista urbano estabelecido em Londres. Leciona paisagismo na Kingston University e já atuou como crítico convidado na Columbia University, no City College de Nova York e no Politecnico di Milano. Após se formar como arquiteto paisagista no Reino Unido, trabalhou como desenhista urbano em Nova York durante vários anos antes de estabelecer seu escritório de projeto em Londres. Sua obra envolve a pesquisa e a experimentação em várias disciplinas de projeto e ambientalismo, e seus projetos recentes focam a definição da esfera pública urbana no sul de Londres.

ANÁLISE DAS REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS UTILIZADAS

Tim Waterman e Ed wall citam ao longo do texto alguns autores e/ou arquitetos paisagistas, como Matthew Carmona, Steve Tiesdell, Charles Waldheim, Jane Jacobs, Kevin Lynch, entre outros.

“Há poucas regras ou máximas rígidas no desenho urbano – especialmente porque o processo de projeto envolve a geração de princípios gerais (e geralmente desejáveis) que se apliquem às exigências impostas pelo terreno e pelo programa de necessidades, nas quais o contexto e a visão criativa sempre irá variar”. Matthew Carmon e Steve Tiesdell

“O urbanismo paisagístico descreve um realinhamento disciplinar que atualmente está tendo lugar, no qual o paisagismo substitui a arquitetura como o bloco de construção básico do urbanismo contemporâneo”. Charles Waldheim

“Um bairro bem-sucedido é um lugar que acompanha suficientemente seus problemas para não ser destruído por eles”. Jane Jacobs.

OBJETIVOS DO TEXTO

Nos capítulos 1 e 2, os autores têm como objetivo retratar as mudanças ocorridas no desenho de uma cidade ao longo dos diversos períodos vividos pela humanidade, enfatizando como o desenho urbano e o paisagismo são influenciados pelo momento em que a sociedade se encontra, bem como o contexto em que cada cidade está contida. Para isso, os autores utilizaram de diversas imagens que retratam bem o assunto discutido, mostrando diversos tipos de configurações de cidades, explicando de maneira direta como o desenho urbano se configurou ao passar dos anos, ressaltando sempre que o mesmo não é estático, pois se modifica junto com as inovações tecnológicas, políticas, sociais e ambientais, a fim de proporcionar sempre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (48.9 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com