TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de Obras do Renascimento

Por:   •  2/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.684 Palavras (7 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 7

Análises de algumas obras do renascimento

1. Monalisa - Leonardo da Vinci

Nome completo do artista: Leonardo di ser Piero da Vinci.

Data de nascimento e morte: Nasceu em 15 de abril de 1452 e morreu em 2 de maio de 1519.

Origem social: Sem professores, durante sua juventude Leonardo viveu em Florença (período da efervescência cultural e artista). Morando depois em Milão, Roma e França. Da Vinci sempre registrava tudo em seus cadernos, desde emoções até esboços de projetos, nestes utilizando códigos em alguns. Engenhoso, sempre buscou mesclar a arte e a ciência. Em respeito a sua vida amorosa existem muitos rumores, porém é desconhecida.

Formação: Teve aulas em casa de escrita, leitura e matemática; na adolescência foi ser aprendiz de Andrea del Verrocchio, onde logo se tornou especialista.

Outras obras: Suas principais obras são Anunciação (1475-1480); Adoração dos Magos (1481); A ultima ceia (1498); Mona Lisa ou La Gioconda (1503-1505); A virgem e o Menino com Santa Ana (1510) e São João Batista (1514).

História da obra: O quadro começou a ser pintado por volta de 1503, sendo levado para a França somente três anos depois, quando Da Vinci começou a trabalhar para o rei Francisco I, onde foi comprado em Fointainebleau e em seguida Versailles. Em uma certa época a obra foi escondida durante o império de Napoleão que a desejava. Logo após a Revolução Francesa a obra foi exposta no Museu do Louvre. Sua popularidade foi alcançada no ano de 1911, quando foi roubada por Vincenzo Peruggia, que alegava querer devolvê-la a seu país de origem.

Descrição da obra: A pintura apresenta uma mulher sentada mostrando apenas a parte de cima de seu corpo; tendo ao fundo uma paisagem com montanhas, um rio e caminhos de terra; a parte que chama mais atenção no quadro é o famoso sorriso enigmático de Mona Lisa que o motivo por trás dele é desconhecido; o olhar da mulher é intenso e transmite a ilusão de que em qualquer ângulo que você olhe, ela o segue; a figura apresenta uma formalidade em seu modo de repousar os braços.

Época da obra: Foi pintada por volta de 1503 a 1505;

Técnica utilizada: Óleo sobre madeira; enquadramento moderno, efeito de ótica posicionado nos olhos e o sorriso discreto; também é utilizada a técnica do sfumato que cria a ilusão de que tudo se mistura; a técnica também cria a falsa ideia de que a paisagem vai se afastando do retrato.

2. O nascimento da Vênus - Sandro Botticelli

Nome completo do artista: Alessandro di Mariano di Vanni Filipepi.

Data de nascimento e morte: Nasceu em 1º de março de 1445 e morreu em 17 de maio de 1510.

Origem social: Sandro sempre demonstrou seu lado artístico, aos 17 anos foi apresentado a Filippino Lippi, um

famoso artista, que lhe ensinaria pintura. Em 1469, Médici, atual governador da França, contrata Pollaiuolo para pintar 7 quadros, as Sete Virtudes, para enfeitar o Tribunal de Mercanzia. Em 1470, Botticelli foi encarregado a pintar a Fortaleza, onde sua obra mostrou-se superior aos seus antecessores, e assim passou a servir aos Médici. Aos anos seguintes recebeu muitas encomendas da igreja. Em 1481, viaja a Roma para pintar afrescos para o Papa Sisto IV, junto a outros artistas. Quando volta a Florença, em 1482, está no ápice de sua carreira. Na mesma época em que os Médici foram expulsos Botticeli passou a pintar com mais intensidade. No final de sua vida afastou-se da vida cotidiana em um meditação solitária, sendo redescoberto somente pelos ingleses no século XIX.

Formação: Trabalhou como ourives juntamente com seu irmão e foi aprendiz de Filippino Lippi.

Outras obras: A primavera (1481-1482); O nascimento da Vênus (1484-1486); Adoração dos Magos (1485-1486); Capela Sistina ( entre 1481 e 1482); A Punição de Korah, Dathan e Abiram; Cenas da Vida de Moisés, Tentação de Cristo e Purificação do Leproso;

História da obra: A concepção do ser seria um desdobramento da luta de Chronos (o Tempo) contra seu pai, Uranus (o Céu). Durante a luta, Chronos castra Uranus, cujo pênis cai no mar e ali ejacula. Da mistura do sêmen de Uranus com a espuma do mar, nasceu a deusa Vênus. O quadro foi pintado em uma época onde os artistas se atinham em temas católicos, e quando Botticelli o apresentou, criou-se uma ideia de paganismo, e surpreende-se que não tenha sido queimado.

Descrição da obra: Vênus (deusa do amor) é retratada nua no centro da tela, enquanto uma de suas mãos cobre o seio e outra tenta cobrir suas partes íntimas. A imagem transparece pureza e castidade, seu longo cabelo vermelho se enrosca em seu corpo ajudando a cobrir seu sexo. Também aparecem duas figuras (o deus do vento Zephyrus e uma ninfa) que empurram Vênus em direção a terra. Neste mesmo cenário há uma chuva de rosas que referem-se ao amor. Em seu outro lado apresenta-se outro ser lhe entregando um manto com flores. Vênus nasce de uma concha que é conhecida por representar a fertilidade e o prazer.

Época da obra: Entre 1484 e 1486.

Técnica utilizada: Harmonia, valorização da natureza; apresenta a técnica de perspectiva e profundidade.

3. O último julgamento - Michelangelo

Nome completo: Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni

Data de nascimento e morte: Nasceu em 06 de março de 1475 e morreu em 18 de fevereiro de 1564.

Origem social: Pintor, escultor, arquiteto e poeta Michelangelo foi um dos mais importantes artistas do Renascimento Italiano. Quando jovem estudou com Ghilandaio e teve uma grande base para desenhos, pinturas, afrescos e esculturas. Estudou ainda na escola de Médici, onde permaneceu por dois anos. Quando retornou a sua casa, começou a estudar anatomia humana onde dominou as nuances da figura humana, e obtendo uma incrível aproximação da realidade. Em 1503, foi convidado a elaborar o tumulo do Papa em Roma, e por conta de vários convites a obra permaneceu inacabada. Dedicou-se ao afresco da Capela Sistina, uma de suas obras mais famosas e conhecida mundialmente.

Formação: Estudou na oficina de Domenico Ghilandaio; Escola de Lorenzo de Médici; Estudou anatomia por dissecação de cadáveres, além de ser conhecido pela importância na arquitetura.

Outras obras: David (1501-1504); Pietá (1498-1499); Centauromaquia (1492);

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (47.4 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com