TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de Viabilidade de terrenos

Por:   •  14/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.395 Palavras (10 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 10

INDICE

1. INTRODUÇÃO 5

2. TEMA 6

3. OBJETO DE ESTUDO 6

3.1. Ficha técnica: 6

3.2. Sobre o território – Características gerais: 7

4. OBJETIVO 11

4.1. OBJETIVOS GERAIS 11

4.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 11

5. JUSTIFICATIVA 11

6. METODOLOGIA 12

7. CRONOGRAMA 12

8. BIBLIOGRAFIA COMETADA 14

8.1. O que todo cidadão precisa saber sobre habitação 14

8.2. Habitar o Centro, Habitação Social e Multifuncionalidade No Centro Velho de São Paulo. Trabalho de conclusão do curso - Arquitetura e Urbanismo, IAU – USP São Carlos 14

8.3. Desenho Universal Habitação de Interesse Social 15

8.4. Manual Técnico – Análise de Viabilidade de terrenos.............................14

8.5. Secretária de Planejamento Urbano - Planos Regionais Estratégicos – PRE – Município de São Paulo Subprefeitura Capela do Socorro................................................................................................... ...........14

9. BIBLIOGRAFIA 18

1. INTRODUÇÃO

O estudo que futuramente será comtemplado, visa requalificar um local através da proposta de um novo tipo de habitação de interesse social. Sabemos que a moradia é algo previsto para todos de acordo com os direitos humanos, mas o cenário que temos hoje na nossa sociedade é bem diferente. A habitação, assim como todos os tipos de empreendimento construtivos, visa apenas o lucro dos investidores, o que não melhora em nada a déficit econômica e o direito a uma vida estável e salubre a todas as classes sociais. Isto posto, fica claro que a habitação de interesse social não é algo atrativo ao setor privativo, cabendo ao governo suprir a demanda, suprir de forma não atrativa nesse caso, as pessoas que irão futuramente morar nesses locais, pois os projetos são desenvolvidos com urgência e falta de recursos, resultando nas construções que vemos, como as COAHB, CDHU e Minha Casa Minha Vida.

O problema de fato não é que as pessoas não tenham onde morar, mas que elas não possuem acesso a moradias de qualidade, pois hoje vivemos uma urbanização vista como mercadoria, tudo é especulação financeira, e o poder aquisitivo está concentrado na mão de poucos, o que dificulta quase em 100% (cem por cento) a possibilidade de pessoas de baixa renda terem condições de conseguir uma a qualidade de vida e moradia que se é esperado.

“O lar deve ser o tesouro da vida” (Le Corbusier) 

2. TEMA

O tema abordado nesse trabalho trata-se de um estudo que visa requalificar um local através da proposta de um novo tipo de habitação de interesse social sustentável.

3. OBJETO DE ESTUDO

A área escolhida, trata-se de um vazio urbanos situado na periferia da zona sul de São Paulo, que atualmente foi invadido por muitas famílias que vivem de forma insalubre em barracos de madeira.

3.1. Ficha técnica:

• Rua Alziro Pinheiro Magalhães - Grajau

• Área de intervenção: aproximadamente 185.073m²

• Subprefeitura: Capela do Socorro

Figura 1 - Fonte: Google earth - satélite

Essa região foi escolhida pela carência apresentada no quesito habitação, infraestrutura e lazer. Conforme citado anteriormente, a área foi ocupada de forma desordenada e já possui um forte adensamento de pessoas de baixa renda.

De acordo com o texto:

No entanto, o crescimento intenso e desordenado dessa região tem gerado graves problemas relacionados às precárias condições de moradia de grande parte da população, a ausência de infraestrutura e serviços urbanos adequados, particularmente quanto ao saneamento básico, e a degradação do meio ambiente, resultante do desmatamento indiscriminado, da poluição das águas e do consequente comprometimento de mananciais. (Séries de Documentos, PRE – Planos Regionais Estratégicos, pg. 16)

3.2. Sobre o território – Características gerais:

Toda a área que a ocupa o território da Subprefeitura Capela do Socorro, onde está situado o terreno da intervenção, corresponde a área de mananciais, que é responsável por grande parte do abastecimento da região metropolitana, o que abrange uma grande parte de cursos d’água, nascentes e áreas de várzea no entorno das represas e, portanto, um ponto frágil do ponto de vista ambiental. A região encontra-se dentro da Zona Mista de Proteção Ambiental – ZMp e Zona Especial de Interesse Social – ZEIS (1, 2, 3 e 4).

Figura 2 - Uso e Ocupação do Solo. Fonte: Subprefeitura Capela do Socorro, 2004

O gabarito construtivo de toda a área é baixo, sendo predominante residências de até 2 pavimentos. Quanto ao uso, a predominância das quadras e até mesmo da área invadida é residencial, existem algumas construções com uso misto, com pequenos comércios, não possui muitas instituições ou galpões de industriais. A arquitetura é visivelmente produto da autoconstrução, algo tão comum hoje na nossa sociedade.

O entorno imediato a área de intervenção, possui uma passagem muito precária, pouco salubre e que necessita de reparos urgente.

Figura 3 - Entorno do terreno. Fonte: Google

Figura 4 - Exemplo de autoconstruções do local. Fonte: Google

Figura 5 - Condições de saneamento pouco salubres no terreno da intervenção. Fonte: Google

A área por ser tratar de mananciais, é pouco explorada de forma positiva pelo poder público, que não investe em projetos que visem recuperar essas áreas degradadas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (141.4 Kb)   docx (19.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com