TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arquitetura

Resenha: Arquitetura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  Resenha  •  593 Palavras (3 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 3

A arquitetura em si, já apresenta um enorme conceito que cerca em torno dela, mas além dessa importância em adquirir tais conceitos, tem ainda o conhecimento a respeito do espaço na qual será implantada, são dados que referem-se sobre as condições climáticas (calor, chuva, frio, umidade), sol e vento em torno da casa, iluminação natural, etc. Fatores que influenciam definitivamente no modo de vida de cada individuo, no conforto ambiental que eles poderão ou não desfrutar. Resolvendo assim problemas e saciando as necessidades fundamentais dos homens.

Nota-se o quão sentimos a necessidade de que o ambiente natural faça parte da nossa vida. Sempre a procura de soluções para que tais formas naturais permaneçam ao nosso redor, mas com moderação, sem excesso, e da melhor maneira possível. Para enfim, sentir-se bem, satisfeito, não deixando de lado a sensação de poder aproveitar a natureza. (Arquitetura Sustentável).

O que tem que por em destaque agora são os ventos. A circulação do ar. Sabe-se que não podemos viver em um ambiente fechado, tem que ter aberturas, para poder possuir ventilação do ar. E pra isso ocorrer, tem que observar os movimentos dos ventos, a quantidade de abertura, para que o ar possa sair e ventilar.

Ou seja, ventilar bem os espaços para que o calor circule, em vez de ficar parado. E isso depende muito das posições de portas e janelas (Aberturas) em relação à direção do vento predominante, da distância entre as plantas ou árvores e a casa também é importante e aberturas de ventilação no teto.

Há várias opções para poder conseguir ventilar o interior de uma casa. Deste modo a oferecer o bem estar.

Abaixo terá algumas situações:

• Janelas altas: retiram o ar quente junto ao teto.

• Janelas baixas: sente-se na pele o frescor da brisa.

• De cima para baixo: pouco eficaz.

• De baixo para cima: refresca muito bem.

• Árvores baixas: a brisa sobe e não entra.

• Árvores altas: a brisa desce e refresca.

• Cerca viva a 3 metros: a brisa entra.

• Cerca via a 6 metros: a brisa entra com mais força.

• OBS: Uma árvore fica melhor a uma distância menor, pois a brisa entra mais e mais fresca.

Todas situações citadas é uma questão de observação do local, das maneiras disponíveis ao redor do ambiente, que pode assim influenciar pra uma melhor ventilação.

Além disso temos aberturas de ventilação no teto que é uma forma de evitar o calor no interior da casa, fazendo aberturas na parte superior das paredes, ou no teto, para que o ar quente dos quartos possa sair. ‘’O ar quente sempre sobe’’. Há três tipos de movimento: - Para deixar sair o ar quente do interior, com o ar fresco fora deixa-se sair o ar para que entre o ar mais fresco. – Para que o ar quente não entre nos cômodos, o ar quente sobe nos beirais e escapa pelas aberturas na cumeeira. – Para tirar o ar quente entre o teto e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com