TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arquitetura Futurista

Por:   •  21/4/2016  •  Resenha  •  748 Palavras (3 Páginas)  •  568 Visualizações

Página 1 de 3

                                                 Arquitetura Futurista

A arquitetura futurista tem a função de alcançar a "Inovação".  Antonio Sant'Elia foi o principal representante do futurismo,que de acordo foi um dos movimentos constituintes da revolução presente no século XX. Ao invés de seguir com a idéia de copiar os modelos clássicos,incentivou a inovação futurista aos jovens,que deveriam escancarar suas mentes à procura de novas ideias,limites e superar novos problemas.

O problema da arquitetura futurista não é um problema de remanejamento linear,mas de criar " do nada" a casa futurista, de contrui-la com cada recurso da ciência e da técnica. A arte de construir pôde evoluir ao decorrer do tempo,passando por inúmeras modificações,mas jamais pode esquecer suas raízes. Pórem na arte moderna o processo do consequente desenvolvimento estilístico na arquitetura interrompe-se. Desliga-se da tradição e renovando-se obrigatoriamente.

Arquitetura Futurista,é a nossa sensibilidade pelo gosto do leve,pelo prático,pelo efêmero,pelo veloz. Não somos mais os homens dos palácios,das catedrais,dos elevadores com inúmeros peso; mas dos hotéis,das imensas estradas,da leveza e da praticidade. O futurismo se constituiu no primeiro movimento de vanguarda,sendo uma das principais bases de apoio ao desenvolvimento da Art Déco.

A nova arquitetura é elementar,funcional, econômica e sem forma,ou seja ela destroí os antigos conceitos,buscando assim a inovação. É desenvolvida a partir dos elementos da construção no sentido mais amplo,tais como (função,cor,massa,plano,espaço)são elemetos plásticos. A nova arquitetura não está sujeita a qualquer enquadramento, o novo método de arquitetura não reconhece nenhum tipo autocontido, nenhuma forma básica. Os espaços são subdivididos por superfícies tendo por bases outras superfícies.

Pórem a nova arquitetura ela é aberta,dificilmente alguém vai encontrar uma parede sem uma abertura. A janela é um ótimo exemplo de abertura,como se sabe ela esta ali por algum motivo. Em nenhum lugar aparecem simplesmente um buraco ou um vazio,tudo é rigorosamente determinado. Ao fazer isso destruiu a dividão entre o interior e o exterior.

 A nova arquitetura leva em conta não apenas o espaço, mas também a magnitude do tempo. É anticúbica,ou seja,é contra algo totalmente fechado,respeitando os espaços propostos. É anti decorativa,é a soma de todas as artes,em sua manifestação elementar. Ela oferece a possibilidade de pensar em quatro dimensões, ou seja, o arquiteto plástico, tem de construir no novo campo, o tempo-espaço. A intenção é criar desde o início um todo harmônico com todos os meios essenciais, de modo que cada elemento arquitetônico desempenha um papel na criação.

John Ruskin,fez a seguinte crítica aos produtos feitos pela máquina "falta de arte" nos produtos como a situação em que se encontram dos operários. O Art and Crafts foi um movimento cuja a existência se deve sobretudo a William Morris. Morris funda sua própria empresa em 1861,pórem nem todos poderiam usufruir destes produtos,devido aos custos. Os seus ideias tiveram influências na Art Nouveau,e teve continuidade na sociedade artesanal. Art and Crafts teve mais dois arquitetos envolvidos,Ebenezer Howard e Raymond Unwin.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (61.3 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com