TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arquitetura P2P

Artigo: Arquitetura P2P. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2013  •  Artigo  •  912 Palavras (4 Páginas)  •  479 Visualizações

Página 1 de 4

Vantagens: Por não se basear em uma arquitetura cliente-servidor, onde apenas o servidor é responsável pela execução de todas a funções da rede, o P2P tem uma enorme vantagem justamente por não depender de um servidor e de todos os nós estarem interconectados permitindo o acesso a qualquer nó de qualquer nó. Por esse motivo a rede tem uma elevada disponibilidade. Nessa arquitetura a partilha de recursos e a performance são superiores. Como os recursos necessários são distribuídos (carga computacional, tráfego de rede, espaço de armazenamento, etc) entre os nós é possível conseguir um melhor desempenho de forma econômica. Do contrário da rede cliente-servidor onde a performance depende do desempenho do servidor. Devido a inexistência de um servidor central, a rede P2P apresenta uma maior robustez e segurança por não poder sofrer um ataque centralizado.

Arquitetura P2P: Um sistema peer-to-peer implementa uma rede abstrata sobreposta, construída na camada de aplicação, em cima da topologia da rede. Essa sobreposição é utilizada para descobrir e indexar os pares da rede tornando o sistema P2P funcional independente da topologia da rede física. O conteúdo e trocado diretamente sobre o protocolo IP. Sistema peer-to-peer anônimos são um exação, implementam camadas extras de roteamento para ocultar sua identidade de origem ou de destino.

Numa arquitetura P2P padrão, não existe a noção de cliente ou servidor, mas só pares de nós que funcionam tanto como cliente quanto como servidor para outros nós da rede. Um exemplo de transferência de arquivos que não utiliza o P2P é o File Transfer Protocol (FTP), onde os programas de cliente e servidor são distintos. A rede Overlay P2P consiste em todos os pares da rede funcionem como um nó da rede. Existe uma ligação entre dois nós que se conhecem na rede. Isto é, um nó participante conhece a localização de outro nó da rede P2P. Então existe uma aresta que liga um primeiro nó existente ao segundo na rede sobreposta. Com base de como os nós estão conectados na rede, podemos classificar a rede P2P como Estruturada ou não Estruturada. Na estrutura P2P, os pares são organizados de acordo com critérios e algoritmos, que realizam a sobreposição com topologias específicas. Normalmente usam tabelas Hash distribuídas para indexação. Estruturados sistemas P2P são adequados para implementações em larga escala devido à alta escalabilidade e algumas garantias sobre o desempenho (normalmente aproximando O(log N), onde N é o número de nós no sistema P2P). Não é imposto pela rede P2P uma estrutura padrão para rede Overlay(sobreposta). Na ideologia não existe no sistema de estrutura P2P um elemento centralizador, entretanto na prática existe, em sistemas estruturados, vários graus de centralização. Três categoria se destacam:

Peer-to-peer pura: toda rede consistem unicamente em pares equipotentes, existindo apenas uma camada de encaminhamento e nenhuma sistema de infra-estrutura especial. Peer-to-peer centralizado: é utilizado um servidor central para indexar as informações e iniciar o sistema inteiro. As conexões entre pares não é gerenciada por qualquer algoritmo. Peer-to-peer hibridas: permiti que os nós da infra-estrutura co-existam.

O primeiro e popular sistema peer-to-peer de compartilhamento de arquivos, o Napster, foi um exemplo do modelo centralizado. Freenet e implementações iniciais do protocolo gnutella, por outro lado, são exemplos do modelo descentralizado. Implementações gnutella modernos, Gnutella2, bem como o agora substituído rede Kazaa são exemplos do modelo híbrido.

A demanda por serviços na Internet vem crescendo a uma escala que só pode ser limitada pelo tamanho da população mundial. Um dos objetivos dos sistemas peer-to-peer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com