TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arquitetura. PAREDES ESTERIORES

Resenha: Arquitetura. PAREDES ESTERIORES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2013  •  Resenha  •  400 Palavras (2 Páginas)  •  611 Visualizações

Página 1 de 2

Ademais de suas características térmicas e estéticas a madeira vem se tornando assunto delicado no que diz respeito ao meio ambiente, formas alternativas de sua utilização se fazem cada vez mais necessárias devido ao uso abusivo e desrespeitoso com que foram tratadas ao longo de anos pelo homem. Como contribuição à sua preservação há hoje, por exemplo, em substituição a assoalhos de madeira o assoalho de bambu além de revestimentos e móveis construídos com os nós de árvores, que sabemos ser descartados por fabricantes de papéis e mobiliário, como é o caso do caule da maçã.

O uso da madeira na construção e decoração é vasto, e para cada área, para cada necessidade há um tipo diferente de madeira.

No caso dos revestimentos de madeira internos e externos são mais utilizadas as madeiras Teca, Cumaru, Ipê, Freijó e Itaúba. A diferença entre os revestimentos de madeira aplicados em áreas internas e externas é na verdade a resistência da argamassa a ser utilizada e se há uma proteção, um verniz que envolva a madeira protegendo-a da umidade.

Mesmo com o avanço tecnológico e a enormidade de opções que substituem a madeira ou que imitam sua aparência, a preferência pelo material genuíno continua.

PAREDES ESTERIORES

O tipo de revestimento mais frequentemente utilizado em paredes exteriores é o sobreposto de madeira tratada para resistir às agressões das intempéries. As tábuas para este revestimento interligam-se por meio de esvaziados, escavados ao longo das arestas, que pela sua forma permitem que a água das chuvas escorra.

Faça uma armação de ripas de madeira e fixe as tábuas às ripas horizontalmente com pregos galvanizados sem cabeça.

Trate a madeira com um dos produtos de protecção antes de aplicar a pintura final e logo que as tábuas estejam todas fixadas. Cubra as extremidades expostas com tiras de madeira tratada a condizer, pregadas com pequenos pregos galvanizados. Finalmente, aplique tinta de óleo, verniz para exteriores ou tinta micropo-rosa.

PAREDES INTERIORES

Existem diversos materiais adequados ao revestimento de paredes interiores, alguns dos quais são também utilizados no revestimento de tectos. Uma alternativa às tábuas consiste na aplicação de placas que se assemelham a painéis de madeira.

Algumas destas placas, por serem mais finas, não precisam de ser pregadas sobre ripas, podendo ser fixadas directamente na parede, que deve estar lisa, seca e limpa, com cola especial para painéis. Corte a placa à medida, depois aplique cola de contacto em faixas nas costas e nas bordas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com