TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arquitetura de Мalmo

Artigo: Arquitetura de Мalmo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/8/2014  •  Artigo  •  388 Palavras (2 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 2

2 ARQUITETURA DE MALMO

Após a recessão ocorrida nos séculos seguintes, o seguinte período de expansão de Malmö, em meados do século XIX, levou à construção de edifícios em pedra e tijolo. Por volta de 1945, o governo sueco iniciou um programa de investimentos em habitação, com a intenção de providenciar apartamentos de baixo custo nos subúrbios das grandes cidades, e Malmö não foi exceção. Paralelamente, ocorreu a reconstrução do centro da cidade.

Recentemente, a arquitetura tornou-se bem mais ousada. A região que possuía a indústria pesada foi reconstruída em 2001, tornando-se num dos locais mais sofisticados da cidade. É conhecida como Bo01 e tem em sua vizinhança o “Turning Torso“, um arranha-céu de estrutura espiralada, com 190 metros de altura, desenhado pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava. Esse prédio é totalmente autônomo em energia, água e refrigeração, tanto no inverno, quanto no pequeno verão.

Imagem 3 – Edificio Turning Torso

Em geral, a Suécia é bastante homogénea em termos de arquitetura. Não há uma grande diferença entre as cidades, é mais ou menos o mesmo. Malmö passou por um período difícil e quando esta área foi reconstruída em 2001, houve uma mudança incrível na forma como era vista a arquitetura.

3 BICICLETA COMO MEIO DE LOCOMOÇÃO

Malmö quer ser uma cidade sobre duas rodas. O uso de bicicleta é fortemente aconselhado e são disponibilizados vários acessórios, desde protetores de selas a capacetes ou bombas de ar. Mas converter os residentes ao ciclismo não é tarefa fácil.

Uma das responsáveis da campanha, Tina Giannopoulos, explica: “Os invernos não são habitualmente muito rigorosos, não temos muita neve: umas nove vezes por ano, nove dias em 365. O maior problema é a escuridão. Todos os anos, em setembro, temos uma campanha em que distribuímos coletes refletores para motivar as pessoas a vesti-los.”

Graças ao programa, o ciclismo ganha novos adeptos e o número de trajetos curtos de automóvel é efetivamente reduzido. “Cerca de um quarto dos residentes usa diariamente as bicicletas para ir para o trabalho ou para a escola. Estamos bastante satisfeitos com esse número. Espero que, um dia, venhamos a conseguir aumentá-lo para cerca de 60 por cento. Aí sim, ficaríamos realmente contentes. Estamos a dar o melhor de nós mesmos, temos ainda um longo caminho a percorrer, mas vamos conseguir!”, conclui Tina Giannopoulos. Malmö possui mais de 400 quilômetros de ciclovias em seu território ¬

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com