TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema de contabilidade de informações Arquitetura

Tese: Sistema de contabilidade de informações Arquitetura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  Tese  •  722 Palavras (3 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

A Contabilidade Gerencial visa à tomada de decisão, as informações são geradas para os administradores da empresa, isto é, a contabilidade gerencial passa as informações para seus administradores analisar, controlar e verificar o andamento da situação da empresa, como um todo.

Desenvolvimento

1.Arquitetura de um sistema de informação contábil

Necessidade da Informação - Cabe ao contador gerencial identificar a necessidade da informação, onde deve ser tratada como qualquer outro produto que esteja disponível para consumo, deve ser desejada para ser necessária, onde nesse caso, para ser necessária deve ser útil. Construindo essa mercadoria com qualidade e custos competitivos. Para determinar a necessidade da informação, o contador gerencial deve fazer um estudo básico das necessidades das informações, porém deve saber perfeitamente que a informação do seu sistema foi elaborada para atender às necessidades dos clientes, a partir das decisões chaves que serão tomadas baseadas no sistema de informação contábil gerencial. Como segurança de que o sistema seja utilizado, existe um termo chamado retaguarda, onde o sistema tem o apoio da alta cúpula da empresa e é utilizado em todos os setores, assim os demais níveis hierárquicos utilizam o mesmo sistema. Para sucesso do sistema , é vital que a necessidade da informação seja aliada ao total respaldo ao contador e a seu sistema. Se esses conceitos não estiverem imediatamente presentes, é tarefa do contador fazer, nascer e crescer essa mentalidade gerencial.

Planejamento e Controle - Exige produção dos relatórios para atender plenamente aos usuários, para isso, é necessário saber o conhecimento contábil de todos os usuários, e construir relatórios com enfoques diferentes, atendendo de forma eficaz as necessidades de cada um. Pois somente com o entendimento das informações será possível o controle posterior.

2.Fundamentos de um sistema de informação contábil

Para ter plena validade, o sistema deve seguir três fundamentos essenciais, que são:

Operacionalidade - As informações devem ser coletadas, armazenadas e processadas de forma operacional, todos os que trabalham com a informação contábil, devem saber e sentir que estão operando com dados reais, significativos, práticos e objetivos, onde foram conseguidos, armazenados e processados de forma prática e objetiva.

Integração - A integração é importante devido que para cada setor ( financeiro, custos, orçamentário, etc...) é utilizado um sistema diferente, com a integração, no momento que

existe um lançamento, essa informação terá maior navegabilidade, podendo ser vista por todos os sistemas, sem que haja a necessidade de um novo lançamento ou de reclassificação.

Custo da Informação - O sistema deve ser analisado na relação custo x benefício, tendo um custo baixo para os benefícios oferecidos. Com a incorporação definitiva da informática, é possível que todas as empresas tenham um sistema para auxiliar na contabilidade gerencial do dia a dia, cabendo ao contador analisar o sistema mais adequado ao tipo da empresa.

3.Abrangência do sistema

O sistema tem necessariamente que abranger todas as áreas da contabilidade, incorporando todos os dados quantitativos necessários para mensuração e análise concatenada das informações com o movimento operacional da empresa.

São abrangidas pelo sistema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com