TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arquitetura e Urbanismo - Questionário

Por:   •  16/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  580 Palavras (3 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade de Mogi das Cruzes

Curso: Engenharia Civil

Disciplina: Arquitetura e Urbanismo

Nomes: Antonio Soares - 12152300791

                Felipe Ferreira - ????????????

  1. Conceitue
  1. Arquitetura:         

Arquitetura é antes de mais nada construção, mas construção concebida com o propósito primordial de ordenar e organizar o espaço para determinada intensão.

  1. “Programa” ou Programa de Necessidades.

Esse programa consiste basicamente em desenvolver o espaço pensando na comodidade que será trazida pelo local, tanto na distribuição dos ambientes quanto nos móveis. Ele será necessário desde o início até o fim do projeto, na hora da decoração.

  1. O que se estende como arquitetura “clássica”? Quais civilizações foram os grandes representam esse período? Mostre algumas obras, período e características que caracterizam tal movimento.

Arquitetura clássica é a referência à finalidade e determinação, bem como as circunstancias sob as quais ela deve ser erigida. Torna-las adequadas a sua à sua construção, observar o clima, as condições, o ambiente natural da paisagem e produzir ao mesmo tempo um todo unido na consideração conforme a fins de todos estes pontos, para uma unidade livre: este é a tarefa universal em cuja execução completa há de se mostrar o sentido e o espirito arquiteto

As civilizações que representam esse período são a Grega e Romana

Obras: Tempio di Agrigento, Itália; Coliseu, Itália; Partenon, Grécia.

Características: As características mais evidentes dos templos gregos é a simetria entre o pórtico de entrada, conhecido como pronau e os fundos, o opistódomo. No interior, pelas naus, há o recinto onde ficava a imagem da divindade. Ele era cercado também por uma colunata conhecida pelo nome de peristilo. A formação dessa colunata já chegou a ter duas séries de colunas que ficavam em torno do núcleo do tempo. Isso geralmente acontecia em cidades mais prósperas.

  1. “O Renascimento do sec. XV valoriza os aspectos clássicos da arquitetura”. Comente algumas obras arquitetônicas representativas deste período e quais características as identificam como pertencentes a tal movimento, Este, ocorrido em todas as partes.

Igreja de São Paulo em Londres: Divididas em pequenos recessos, que dão a impressão de maior espaço, estilo Nave.

Igreja de Jesus, que, pelo movimento de suas linhas e pela abundância de adornos, já prenunciava o barroco, estilo que vigorou no século seguinte.

  1. Qual a influência do “Barroco” europeu, sobretudo o italiano, na arquitetura brasileira?

O barroco tem seu início na Itália, logo após o Maneirismo que procedeu ao Renascimento. De certa forma, o barroco segue como sendo um pós-renascimento, já que segue igualmente, com seu ponto de vista, um culto ao classicismo. No Brasil seu legado é bem tardio em relação à Europa. As características pontuais desta escola são a idealização de uma construção com efeitos que causam impacto, sendo até interpretados com um cunho teatral. Temos ainda:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (120.7 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com