TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arte e vida Santiago Calatrava

Por:   •  12/3/2018  •  Projeto de pesquisa  •  309 Palavras (2 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 2

Santiago Calatrava, e a arquitetura do espetáculo.

Disponível em https://www.vivadecora.com.br/pro/arquitetos/santiago-calatrava/

RESENHA CRÍTICA

O artigo em questão apresenta uma visão geral sobre a vida e sobre as obras do arquiteto, engenheiro e artista espanhol mundialmente conhecido, Santiago Calatrava Valls. Através de uma breve biografia do arquiteto e de informações sobre seu estilo arquitetônico, o autor nos faz compreender mais sobre o seu estilo único, considerado difícil de definir em apenas um devido à complexidade de suas obras, mas por fim sendo rotulado como “neofuturista” ou “neoestruturalista”.

Ao analisar o artigo pode-se perceber que para o autor, Santiago é visto não somente como um arquiteto, mas sim, como um verdadeiro artista, talvez pelo fato de seus croquis não serem apenas desenhos, mas também aquarelas que ele produz ás centenas como verdadeiras obras de arte até chegar em sua forma final, onde ele transforma a coleção de esboços em livro, para ilustrar o processo criativo de cada obra.

Através de fotos dos projetos de Santiago, o autor consegue transmitir o impacto dessas obras nas cidades, onde muitas delas atualmente têm a função de revigorar as áreas decadentes e abandonadas de onde são desenvolvidas. Suas obras definidas como tecnológicas, baseadas no movimento e na transformação, são inspiradas primeiramente nos seres da natureza, o que traz formas orgânicas para elas, que por fim acabam se transformando em verdadeiras esculturas.

Mesmo com tanto sucesso, seus projetos geram muitas polêmicas, devido à erros e estouros de orçamento e ao fato de que na maioria de suas obras, Santiago ao invés de buscar funcionalidade ou satisfação do cliente, só dá valor a forma e ao seu destaque. Segundo o arquiteto, o objetivo é criar algo excepcional que engrandeça as cidades e enriqueça as vidas de quem mora e trabalha nelas. Apesar de todas as críticas, suas edificações são, com certeza, verdadeiras esculturas monumentais a adornar a paisagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (38.3 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com