TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artes Cênicas

Por:   •  20/5/2018  •  Monografia  •  2.024 Palavras (9 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

Henrique da Costa Corado

Artes Cênicas

Embu – SP

2017

Henrique da Costa Corado   Nº: 10   3º ano A

Artes Cênicas [pic 2]

Trabalho solicitado como requisito parcial da matéria de Organização de empresa, solicitado pelo professor Mauro.

Embu – SP

2017


Introdução

As Artes Cênicas são o conjunto de técnicas utilizadas para criação, direção, montagem e interpretação de espetáculos, onde o profissional utiliza os movimentos corporais e a sua voz para desenvolver e representar personagens que transmitem uma história, ideias ou sentimentos para o público. Neste trabalho conclusivo, iremos aprender um pouco mais sobre as duas bases das artes cênicas o Teatro e a Dança e também o curso e onde o aprendizado pode ser aplicado.

O Curso

Muitas vezes ao pensar no curso de artes cênicas as pessoas associam o curso a atores e atrizes, esta associação está correta, pois um dos principais objetivos do curso é formar atores/atrizes para o teatro, cinema ou televisão, porem a faculdade não se limita a somente ensinar o aluno técnicas de interpretação, ela o prepara para trabalhar em diversas áreas relacionadas ao teatro como, a direção de espetáculos, redação de roteiros, pesquisa de figurinos, criação de figurinos e até dublagem. Durante todo o curso de Artes Cênicas o aluno terá que se revezar entre matérias teóricas, que trazem uma reflexão sobre a arte, cultura e linguagem teatral, e oficinas práticas para desenvolver suas capacidades de expressão, voz e interpretação.

As disciplinas teóricas oferecem um conhecimento amplo sobre a história do teatro, os principais autores e os elementos técnicos de uma produção teatral (cenário, figurino, iluminação, etc.). Já as aulas práticas buscam preparar o futuro profissional para compor os personagens, interpretá-los com veracidade e emoção, se movimentarem bem no palco, projetarem a voz e também executarem diversas outras tarefas relacionadas à produção de um espetáculo.

A grade curricular do curso varia de uma universidade para outra. Algumas são bastante focadas em formar atores, outras buscam um equilíbrio maior entre as matérias de interpretação, cenografia, direção, roteiro, etc.

Teatro Na Grécia

Teatro Grego foi muito importante no desenvolvimento da cultura grega e, além disso, serviu de influência e inspiração para outros povos da antiguidade, sobretudo, os romanos.

Vale lembrar que o termo teatro (theatron), do grego, significa “local onde se vê” ou “lugar para olhar”. O teatro grego era formado por diversos elementos, cenários e figurinos. Além das da presença de júris, eles apresentavam músicas, danças e mímicas.[pic 3]

O teatro grego teve início em Atenas, na Grécia, por volta de 550 a.C. e surgiu a partir das celebrações realizadas sobretudo, para o Deus Dionísio, divindade das festas, fertilidade e vinho.

              Nas celebrações Dionisíacas, que duravam cerca de uma semana, as pessoas bebiam, cantavam e dançavam. Com o passar do tempo, essas festas foram evoluindo na organização e elaboração, até chegar ao o que hoje conhecemos como o teatro com enredo, atores, plateia, encenações, etc.

Inúmeros festivais de Teatro, fizeram parte da Grécia Antiga e eram apresentados durante o dia todo e muitos duravam dias.

Além do teatro grego, o teatro romano sofreu influência deste e se desenvolveu na época clássica. Da mesma maneira, o teatro na Roma Antiga desempenhou um papel social muito importante na sociedade o qual influenciava a política e as crenças da população. Dentre os dramaturgos romanos destacam-se Plauto, Terêncio e Menandro.

Dança Na Grécia

Os gregos antigos acreditavam que dançar foi inventado pelos deuses e, portanto, associaram isso com suas cerimônias religiosas e de culto. Eles acreditavam que os deuses ofereciam esse presente a alguns seletos mortais, que em troca ensinavam a dança a seus companheiros. A mitologia grega atribui a origem da dança a Reia, que ensinou sua arte aos Curetes em Creta. Cronos destronou seu pai Urano. Uma vez que ele tinha medo de que pudesse ser destronado por seus próprios filhos, ele os comia assim que nasciam. Sua esposa Reia, porém, enganou Cronos quando sua última criança, Zeus, nasceu.[pic 4]

Os gregos acreditavam que a dança era um presente dos Deuses para o homem esquecer, através dela, suas dores e tristezas da vida. Descrições de dança encontrados em textos antigos e já em Homero, está em plena floração, culminando curso de seu desenvolvimento da era clássica. Nas danças antigas estava a Gymnopaedia, na antiga Esparta, era uma celebração anual, durante o qual os jovens nus exibiam suas habilidades atléticas e marciais por meio da dança de guerra. O costume foi introduzido, em 668 a.C, em simultâneo com a introdução de atletismo, lubrificavam seus corpos nus para o exercício, de modo a realçar a sua beleza. Geralmente, a alma humana, se sentia aliviada pelas paixões dos movimentos sutis de várias danças especializadas. Então eles inventaram danças religiosas, militares, ginástica, teatro, banquetes, bailes de casamento e outras alegres ou tristes procissões.

Sistema Stanislavski

Constantin Stanislavski (1863-1938 - Rússia) foi ator e diretor de teatro que, em 1897, Teatro de Arte de Moscou, na direção do qual manteve-se durante quarenta anos. Tornou-se célebre ao utilizar sua experiência como diretor e professor, para criar um sistema de ensino da arte de representar chamado "O Método Stanislavski".

Quando começou a atuar, Stanislavski existiam duas formas distintas de representação, que marcaram a evolução das artes cênicas no século XIX: o teatro tradicional (bastante estilizado, onde o ator exibia gestos nada realistas) e a técnica recém surgida de representação realista. O objetivo fundamental das pesquisas Stanislavskianas é estabelecer a total intimidade entre ator e a personagem, para que haja a identificação de ambos.  Em suas palavras: "Todos os nossos atos, mesmo os mais simples, aqueles que estamos acostumados em nosso cotidiano, são desligados quando surgimos na ribalta, diante de uma plateia de mil pessoas. Isso é por que é necessário se corrigir e aprender novamente a andar, sentar ou deitar. É necessário a auto reeducação para, no palco, olhar e ver, escutar e ouvir."

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (210.2 Kb)   docx (359.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com