TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Cardiopatias Isquêmicas

Por:   •  8/8/2019  •  Relatório de pesquisa  •  3.228 Palavras (13 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 13

“As Cardiopatias isquêmicas constituem a principal causa de morte em países desenvolvidos, caracterizadas por um inadequado balanço entre a oferta e o consumo de oxigênio pelo músculo cardíaco (miocárdio), sendo desencadeada por condições que levam à diminuição da oferta de oxigênio pelo fluxo sanguíneo e/ou também por condições de consumo excessivo de oxigênio pelo miocárdio.”

Em relação às cardiopatias isquêmicas, faça as associações corretas de acordo com os 6 conceitos mencionados no Capítulo 4 da Unidade II:

  1. Categoria de fármacos representados pelo diltiazem e verapamil, utilizados no tratamento da angina, com ação vasodilatadora mais observada nos vasos de resistência, levando a diminuindo a pós-carga e vasodilatação das coronárias. Também atuam comprometendo a condução atrioventricular e contratilidade, diminuindo a FC e força de contração, reduzindo o trabalho cardíaco.
  2. É a forma mais comum de angina, causada pela diminuição do fluxo sanguíneo coronariano, deixando o coração vulnerável a uma nova isquemia em situações que levem a um aumento de demanda por sobrecargas cardíacas (ex: atividade física e estresse emocional).
  3. É a forma mais importante de Doença Isquêmica do Coração (DIC) que ocorre por um aporte insuficiente de sangue para o miocárdio devido a um bloqueio das artérias coronárias, de modo que o cardiomiócito é danificado ou morre.
  4. Fármacos indicados para o alívio da dor e da ansiedade nestes pacientes além de possuir ação adjuvante de vasodilatação.
  5. Tipo de angina caracterizada por dor frequente, com padrão crescente que surge por esforços cada vez menores, ocorrendo quase sempre em repouso. É denominada de angina pré-infarto por ser uma precursora do IAM em diversos pacientes.
  6. Compostos utilizados nas cardiopatias isquêmicas com capacidade de relaxar a musculatura lisa vascular devido a sua metabolização e conversão em óxido nítrico, reduzindo a pré-carga cardíaca e consequentemente o consumo de oxigênio pelo coração, podendo ocasionar cefaléia e hipotensão postural.
  • (  ) Analgésicos Opióides  OP 4
  • (  ) Nitratos Orgânicos
  • (  ) Antagonistas dos Canais de Cálcio OP 1
  • (  ) Angina Estável
  • (  ) Angina Instável
  • (  ) Infarto Agudo do Miocárdio ACHO  EH OP 3

Marque a sequencia correta. 

Escolha uma:

[pic 1]a. 3,2,4,1,5,6

[pic 2]b. 6,5,4,3,2,1

[pic 3]c. 1,2,3,4,5,6

[pic 4]d. 4,6,1,2,5,3

Questão 2

Ainda não respondida

Vale 1,00 ponto(s).

[pic 5]Marcar questão

Texto da questão

Os diuréticos são a classe de fármacos mais usada no tratamento da hipertensão arterial, sendo neste caso sempre utilizados como monoterapia.

Marque verdadeiro ou falso.

Escolha uma opção:

[pic 6]Verdadeiro

[pic 7]Falso

Questão 3

Ainda não respondida

Vale 1,00 ponto(s).

[pic 8]Marcar questão

Texto da questão

Os medicamentos antagonistas adrenérgicos ou simpatolíticos produzem seus efeitos antagonizando as ações do SNA simpático. Podem ser classificados de acordo com o tipo de receptor em que exercem suas ações, ou seja, antagonistas alfa e beta adrenérgicos. Os antagonistas adrenérgicos têm a capacidade de reduzir a atividade nervosa simpática, evitando somente que o agonista ou neurotransmissor interaja com o receptor. Com relação a tratamento farmacológico com esse grupo de fármacos:

Marque o item correto.

Escolha uma:

[pic 9]a. O antagonismo não seletivo em receptores β e α-adrenérgicos pode levar a uma redução de débito cardíaco e vasoconstrição.

[pic 10]b. O antagonismo seletivo gerado em receptores β-adrenérgicos pode levar a uma redução de débito cardíaco sem ocasionar broncoespasmo.

[pic 11]c. O antagonismo seletivo em receptores β-adrenérgicos pode levar a um aumento do débito cardíaco.

[pic 12]d. O antagonismo não seletivo gerado em receptores β-adrenérgicos pode levar a uma redução de débito cardíaco e consequentemente broncoconstrição.

Questão 4

Ainda não respondida

Vale 1,00 ponto(s).

[pic 13]Marcar questão

Texto da questão

“O objetivo primordial do tratamento da hipertensão arterial é a redução da morbidade e da mortalidade cardiovascular do paciente hipertenso, aumentadas em decorrência dos altos níveis tensionais e de outros fatores agravantes. São utilizadas tanto medidas não-farmacológicas isoladas como associadas a fármacos anti-hipertensivos. Os agentes anti-hipertensivos a serem utilizados devem promover a redução não só dos níveis tensionais como também a redução de eventos cardiovasculares fatais e não fatais.”

Com relação ao tratamento farmacológico da hipertensão arterial, julgue as afirmativas a seguir.

I. O aumento do débito cardíaco, volemia e resistência vascular periférica são objetivos do tratamento farmacológico da hipertensão. 

II. O bloqueio farmacológico do sistema renina-angiotensina-aldosterona pode resultar em redução da pressão arterial por reduzir a vasoconstrição e reabsorção de sódio e água.  ACHO  EH CERTO

III. A redução do débito cardíaco pode ser feita através do bloqueio de receptores alfa-adrenérgicos.

ACHO  EH FALSA

IV. O aumento de óxido nítrico pelos nitratos orgânicos resulta em vasodilatação e redução da pressão arterial.  ACHO  EH VERDADE

Marque o item correto.

Escolha uma:

[pic 14]a. F,F,V,V

[pic 15]b. F,V,F,V

[pic 16]c. F,F,F,V

[pic 17]d. V,V,F,F

Questão 5

Ainda não respondida

Vale 1,00 ponto(s).

[pic 18]Marcar questão

Texto da questão

Os Trombolíticos são fármacos que devem ser administrados tardiamente no IAM como medida de reperfusão da artéria ocluída em pacientes sem contra-indicação. 

Marque verdadeiro ou falso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.4 Kb)   pdf (234.9 Kb)   docx (778.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com