TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Energias Renováveis

Por:   •  10/4/2023  •  Pesquisas Acadêmicas  •  484 Palavras (2 Páginas)  •  70 Visualizações

Página 1 de 2

Maria Eduarda F. Meneguel

SISTEMA ENERGÉTICO E ENERGIAS RENOVÁVEIS

Um sistema energético possui duas formas de obtenção de energia: através de fontes não renováveis (fósseis) e fontes renováveis. Atualmente, o Brasil utiliza, sobretudo, de fontes não renováveis, tendo em vista seu preço reduzido, mão de obra disponível e alto rendimento. Todavia, tal método de geração energética tem como matéria-prima elementos fósseis encontrados na natureza, isto é, elementos finitos, dentre os quais cabe citar carvão mineral, gás natural, petróleo e derivados, responsáveis ainda por uma alta taxa de emissão de gases que agravam o efeito estufa, além de materiais físseis (energia nuclear) – porém, trata-se de uma energia limpa.

Apesar do uso abundante dessas fontes de energia “convencionais”, o país possui alto potencial de exploração de energias renováveis, uma vez que possui grandes extensões territoriais, alta demanda de mão de obra e polos tecnológicos propícios para tal desenvolvimento. Além disso, todas se caracterizam como energias limpas, haja vista que não acentuam o efeito estufa, gerando mínimo impacto no meio ambiente.

Dentre elas, a energia solar define-se como uma da mais conhecida, a qual propicia, através do aproveitamento da incidência solar, uma redução de cerca de 70% do consumo energético, podendo ser convertida em energia térmica e elétrica. As principais vantagens de sua aplicação são manutenção mínima, possibilidade de instação em locais de díficil acesso, reduzidos e/ou sem alcance de rede de distribuião elétrica, alta viabilidade técnica – tendo em vista os climas existentes no Brasil – e a extensa vida útil de placas fotovoltaicas. Já nas desvantagens, cabe citar o alto valor inicial de aquisição, baixa capacidade de armazenamento e dependência da luz solar (necessidade de condições climáticas favoráveis e sem aproveitamento durante a noite).

A energia hídrica, produzida nas hidrelétricas, caracteriza-se como a de aplicação em maior escala no país, sendo que se utiliza da energia cinética proveninente da movimentação da água para geração de eletrecidade. Considerada como uma fonte de energia limpa por não causar liberação de gases na atmosfera, a instalação de hidrelétricas no meio urbano impactam todo o ecossistema ao seu redor, principalmente, com implantação de barragens e desmatamento para criação de áreas inundadas.

Já a utilização da biomassa pode ser definida como o processo em que, através de decomposição ou queima de matéria orgânica e seus derivados, tem-se a liberação de gases usados para produção de energia. No país, a maior aplicação de biomassa para geração de eletricidade e biocombustíveis, dá-se pela cana-de-açúcar e, por se tratar de um processo cíclico (renovação através do ciclo do carbono), não possui grandes impactos no meio ambiente.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Fontes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (46.7 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com