TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Mitologias dos Índios

Por:   •  22/4/2015  •  Resenha  •  754 Palavras (4 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 4

CESCAGE-CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DOS CAMPOS GERAIS

ARQUITETURA E URBANISMO

2º PERÍODO

JÉSSICA NEVES

PATRÍCIA DE ARAÚJO PALMA

RESENHA

AS MITOLOGIAS DOS ÍNDIOS

PONTA GROSSA

2014

CESCAGE-CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DOS CAMPOS GERAIS

ARQUITETURA E URBANISMO

2º PERÍODO

RESENHA

AS MITOLOGIAS DOS ÍNDIOS

TRABALHO APRESENTADO COMO PARTE DA AVALIAÇÃO BIMESTRAL DA DISCIPLINA DE ANTROPOLOGIA COM A PROFESSORA MARIA ANTÔNIA MARÇAL.

JÉSSICA NEVES

PATRÍCIA DE ARAÚJO PALMA

PONTA GROSSA

2014

RESENHA

AS MITOLOGIAS DOS ÍNDIOS

As mitologias dos indos do livro O Folclore e a Crítica ao Evolucionismo escrito por Franz Boas.(pág 167 à 183).

Franz uri Boas nasceu em 9 de julho de 1858 em Minden, localizada na região da atual Alemanha, faleceu em 21 de dezembro de 1942. Antes de seguir pela antropologia, Franz Boas formou-se e realizou pesquisas na área das ciências naturais.Seguiu pela carreira de Antropologia e se tornou um dos pioneiros da antropologia moderna chamado Pai da Antropologia Americana.Em 1899 tornou-se professor de antropologia na Universidade de Columbia até o fim de sua carreira.Influenciou profundamente o desenvolvimento da antropologia norte-americana.A principal contribuição de Boas para a antropologia cultural não foi como formalizador de teorias, seu papel foi acima de tudo o de crítico de teorias e então consagradas,como o evolucionismo e o racismo.

Nesse texto retrata que a explicação psicológica e mais ou menos racionalista do mito também seja a história de sua origem. Por não conhecermos as formas e interpretações antigas das mitologias indígenas nós não estamos familiarizados com a história atual.

A mitificação de acontecimentos históricos podem ser os melhores casos desse tipo.

Existem fatos históricos que formam a base de uma odisseia indígena relatando as aventuras de Manak ,como Baranoff é chamado pelos nativos.Onde alega vitória numa batalha em que os nativos foram derrotados e com a partida de Baranoff para a Rússia os acontecimentos se tornam fantasiosos.Características que essas aventuras pertencem ao tronco comum do folclore indígena.

A história das aventuras de Baranoff é quase uma combinação de elementos bem conhecidos presentes no folclore da tribo e em parte emprestados de um povo vizinho.

“É importante investigar se o desenvolvimento histórico da mitologia teve um caráter semelhante, ou se nesse caso cada mito deve ser considerado uma unidade em crescimento e desenvolvimento. Se os mitos consistem em elementos antigos combinados de várias maneiras, parece improvável, se não impossível, que sua interpretação como explicações de fenômenos da natureza nos daria um indício de sua

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (48.2 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com