TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As fases do ciclo BIM a partir da descrição do ciclo de vida de uma edificação

Por:   •  15/9/2020  •  Resenha  •  366 Palavras (2 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Centro Universitário Augusto Motta

Arquitetura e urbanismo

Trabalho referente a APS de Modelagem de Informações da Construção

Julia Batista e Isabela Gonçalves

18101000 e 18102003

Rio de Janeiro

2020

[pic 2]

Centro Universitário Augusto Motta

Arquitetura e urbanismo

Trabalho referente a APS de Modelagem de Informações da Construção

Trabalho acadêmico apresentado ao Curso de Arquitetura e Urbanismo, na disciplina de Modelagem de Informações da Construção, apresentado à professor Núbia Nemezio do Centro Universitário Augusto Motta, como parte dos requisitos para avaliação.

Julia Batista e Isabela Gonçalves

18101000 e 18102003

Rio de Janeiro

2020

As fases do ciclo BIM a partir da descrição do ciclo de vida de uma edificação

O BIM (Building Information Modeling) trabalha com modelação tridimensional, o BIM tem o objetivo de criar modelos de construção com informações do projeto, buscando auxiliar na execução, implantação, manutenção, gerenciamento de um projeto e melhorias no fluxo de trabalho melhor regido. Proporcionando gestões de obras, detalhamento de todos os processos da construção com baixo custo e prazo de execução estipulado.

As fases do ciclo BIM podem ser divididas em 3 fases. A primeira fase consiste na pré-obra, o planejamento. Sendo uma fase de concepção/viabilidade do projeto. Passando por todo processo administrativo, coleta de documentação, preferências e necessidades do cliente de maneira detalhada e geral. A partir disso, é produzido plantas, pesquisas quanto ao entorno, poluição sonora, estudo de insolação, estudo da gleba, etc.

Já a segunda fase é constituída pela contratação, preparação da gleba para o início da obra que será executada. Sendo assim, contratado a mão de obra, aluguel de equipamentos, compra de materiais, equipamentos para segurança de trabalhadores, etc. Neste quesito, não possui mais improvisação. Todo os detalhes e informações são definidos e concretizados nesta fase.

Na terceira e última fase é a pós-obra, etapa de entrega, onde são efetivadas todas as provas de que aquele projeto está pronto para entrega. Com base na gestão de manutenção, monitoramento, funcionamento de sistemas como elétrica e hidráulica. O que são fundamentais para todo o processo do BIM, para que o edifício tenha durabilidade, resistência e conservação.

Não obstante, o BIM é uma recente ferramenta de desenvolvimento de projetos, infraestrutura e edificações. Tendo objetivo primordial de auxiliar na projeção, construção, funcionalidade e conservação de um edifício; e também na produtividade e rendimento das partes responsáveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (79 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com